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Sao PAULO A BUENOS AIRES. DE CARRO!
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(Veja outros artigos tão interessantes quanto este no site http://adalbertoantunesdemelo.blogspot.com) AVENTURA: S. PAULO A BUENOS AIRES DE CARRO. DICAS UTILÍSSIMAS.          Dois trajetos principais ligam São Paulo a Buenos Aires, e os dois  são igualmente  ricos em possibilidades turísticas: via Foz  do Iguaçu, passando pelo Paraná e pelo norte da Argentina, e via  Uruguai, passando pelo Sul do país.   A melhor opção é ir por um caminho e voltar pelo outro, escolhendo pelo menos três paradas em cada um deles.       As estradas costumam ser boas durante boa parte do percurso, exceto no trecho da BR-101 que liga Porto Alegre a Florianópolis, tortuoso,  com buracos e alto fluxo de veículos de grande porte. O trecho entre Florianópolis e São Paulo está duplicado e em boas condições.       As rodovias uruguaias, principalmente as que correm pelo litoral,  são bem conservadas e têm pouco tráfego; as da Argentina estão em  plena forma, ainda que haja movimentação mais intensa em alguns  trechos, inclusive de caminhões. Em Buenos Aires, o trânsito é difícil e exige atenção. Não mais do  que em São Paulo, mas os costumes e erros cometidos pelos motoristas são diferentes.     Nas grandes avenidas típicas da capital argentina, os portenhos não hesitam em trocar de faixa, tornando o tráfego mais bagunçado do que  o normal. Por outro lado, eles respeitam as sinalizações. A malha urbana da cidade não faz segredos, com vias retas, quarteirões quadrados e poucos desvios.       Se a dúvida era quanto à qualidade do asfalto que liga as duas cidades, vá tranqüilo, portanto. Ele merece nota sete. A aventura, ainda assim, exige preparação. É essencial revisar o carro, verificar se é necessário trocar o óleo e os filtros, calibrar os pneus, organizar mapas e documentação --impreterivelmente com os  originais.     Lembre-se de que o percurso total, contando ida e volta, soma sempre  mais de 5.000 km.   Acionar o seguro do automóvel deve ser o primeiro item dessa lista. Sem a chamada carta verde, concessão para uso do seguro em outros  países, que para ser tirada demora três dias, não é possível nem  mesmo passar pela fronteira.              Por último, as malas. Elas devem levar roupa para situações de calor  intenso --Foz do Iguaçu e o norte da Argentina são quentes até no inverno --e de muito frio, pois em Buenos Aires e em todo o Uruguai a temperatura pode ser negativa com as frentes frias costumeiras,  ainda durante a primavera.  Malas prontas, dá um frio na barriga sair de São Paulo. Mas voltar  com o trajeto completo e cheio de histórias na bagagem deixa, sem dúvida, um gosto de satisfação.             (condensado de artigo de Gustavo Fioratti - Folha de São Paulo)



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