Aquecimento Global 
(Marcos Tadeu Mendes Murassawa)
  
Aquecimento Global - Ficção x 
 Realidade
 Por Marcos Tadeu Mendes 
 Murassawa 
  
 O filme "O 
 dia depois de amanhã", megaprodução hollywoodiana mostra a fúria do meio 
 ambiente em resposta a todo o mal causado pelo ser humano. Chuvas de granizo do 
 tamanho de uma bola de boliche, tornados engolindo prédios, o mar invadindo a 
 cidade e um frio de menos 100°C. Como em vários filmes existem efeitos especiais 
 exagerados, mas mesmo assim o filme passa uma imagem verdadeira - o aquecimento 
 global no nosso mundo é preocupante podendo causar a devastação do ser 
 humano.
 Nos últimos 
 meses, vimos no Sul do País ciclones que a princípio pareciam inofensivos, sendo 
 que o homem desprezando este acontecimento não tomou as medidas cabíveis, 
 resultando na destruição de lares e desaparecimento de pessoas. Já na Europa 
 observamos o verão incandescente que resultou na morte de várias pessoas bem 
 como a queima de várias florestas.
 Recentemente em contramão a todos os cuidados com 
 a natureza, o Brasil assinou um contrato para a construção de uma Usina de 
 carvão mineral em Cachoeira do Sul/RS e um acordo com a China a respeito da 
 Indústria Nuclear Nacional.
 Assim vemos 
 que mesmo com os excessos mostrados no filme "O dia depois de amanhã", o mundo 
 caminha para uma tragédia que pode ser evitada, mas que não é face a ganância do 
 ser humano em apenas lucrar com os recursos naturais sem repor ao meio 
 ambiente.
 Para 
 entender tudo isso é preciso explicar alguns ítens importantes:
 
  Ar 
 Atmosférico
 O Ar é um 
 termo empregado a mistura gasosa que envolve o Planeta Terra, com ventos, brisas 
 e aragem, e de espaço acima do solo, vindo ai a ATMOSFERA, constituída por cerca 
 de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e outros minerais nobres que circulam 
 formando os ciclos da biosfera. Esses ciclos que são responsáveis pela filtração 
 dos raios solares, arrefece o calor, equilibra o ecossistema, além de ser 
 matéria prima da respiração dos seres vivos. 
 Esses 
 ciclos da biosfera penetram nos seres vivos, assim ocorrendo a troca de oxigênio 
 e gás carbônico, integrando o ciclo de minerais. Se o ar está poluído, 
 contaminado, será um veneno para a população humana já que nenhum ser vivo pode 
 viver sem ele.
 
 
 A Poluição 
 Atmosférica é causada devido a um desequilíbrio provido de causas artificiais 
 decorrentes da ação do homem que polue o ar mediante a liberação de vários tipos 
 de poluentes como a queima de combustíveis por veículos a motor, navios, aviões 
 e pelas fumaças expelidas pelas fábricas. 
 Assim temos 
 a Poluição Atmosférica que se define como "quando a presença de uma substância 
 estranha ou uma variação importante na proporção de seus constituintes é 
 suscetível de provocar um efeito prejudicial ou de criar uma moléstia, tendo em 
 conta os conhecimentos científicos do momento".
 
 
  Agentes 
 Poluidores e seus efeitos no meio ambiente 
 Os dois 
 principais agentes poluidores da atmosfera são as indústrias e os veículos 
 movidos a combustíveis líquidos ou gasosos, mas há outros como chaminés, queima 
 de campos, incinerações etc. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das 
 fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades 
 de substâncias prejudiciais à saúde.
 A poluição 
 atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade 
 industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A 
 qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das 
 pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores. Os carros, 
 ônibus, caminhões são movidos à gasolina e a óleo diesel, e expelem para o ar um 
 gás, o monóxido de carbono.
 Nas 
 cidades, esses veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar. Dos gases 
 emitidos pelos veículos automotores, 99,9% são inofensivos, mas 1% é altamente 
 ofensivo ao homem e ao meio ambiente. Considerando o aumento de veículos nas 
 cidades (em 2000 o número de veículos foi de 500.000.000 no mundo), este 1% é 
 extremamente significativo, pois são liberados gases como o monóxido e o dióxido 
 de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de 
 hidrocarbonetos e chumbo. As refinarias de petróleo, indústrias químicas e 
 siderúrgicas, fábricas de papel e cimento emitem enxofre, chumbo e outros metais 
 pesados, e diversos resíduos sólidos.  
 Os 
 escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o 
 dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de 
 enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento, 
 indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos, 
 óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e 
 substâncias usadas na fabricação de inseticidas. Todos esses poluentes são 
 resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.
 Elevadas 
 concentrações de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de 
 descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão, 
 gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO, 
 CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das 
 causas da baixa qualidade do ar.
 Muitas 
 indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, uma variedade 
 de substâncias tóxicas (poluentes químicos) prejudiciais às plantas e animais, 
 como o dióxido de enxofre (SO2). Num ar úmido, este gás forma com a água um 
 ácido. Quando respirado, ataca o nariz e os pulmões. As plantas reagem mais 
 intensamente que o homem. O dióxido de enxofre prejudica principalmente a 
 fotossíntese, por destruir a clorofila.
 
 
 Agentes Poluidores e seus 
 efeitos nos seres humanos 
 Nos centros 
 das grandes cidades, é comum as pessoas sentirem tonturas, vômitos, olhos 
 ardendo e lacrimejando, devido à ação desse gás. Neste caso o ar está sendo a 
 parte do ambiente mais alterada. Fala-se em poluição do ar pelo monóxido de 
 carbono. Para reduzir a poluição do ar, seria vantajoso usar veículos movidos a 
 eletricidade? O metrô, por exemplo, não polui, e é movido a 
 eletricidade.
 O homem, 
 mergulhado na atmosfera que os cerca, faz passar por seus pulmões, em média, 
 12m² de ar, por dia. Este ar mergulha no sistema respiratório, atingindo as 
 regiões mais profundas, tomando contato com os alvéolos pulmonares, irrigando 
 uma área de mais de 70m². O ar deverá transportar o vital oxigênio, mas poderá 
 também levar outros gases menos saudáveis, além de material particulado de 
 tamanho suficiente para atingir os alvéolos, e destes serem removidos e levados 
 para as regiões onde podem ser absorvidos, ou onde vão produzir ação irritante 
 mais ou menos acentuada.
 As defesas 
 naturais do homem, contra as impurezas do ar, são muito precárias, entre elas 
 podemos citar:
 * Secreção 
 mucosa das vias aéreas superiores, que tende aglutinar as partículas sólidas e 
 fixar gases e vapores;
 * Cilhos 
 que vão desde a traquéia até os brônquios com a finalidade de levar as 
 partículas inaladas em direção a faringe;
 * Movimento 
 peristálticos bronquíolos, colaborando na eliminação de partículas;
 * Forma 
 peculiar das fossas nasais, fazendo com que as partículas de maior tamanho sejam 
 precipitadas sobre a base da língua;
 * Espasmos 
 das cordas vocais e da musculatura brônquica, procurando evitar a penetração de 
 impurezas nas partes mais profundas das vias aéreas;
 * Reflexos 
 de tosse e espirro, criando violentas correntes de ar com a finalidade de 
 expulsar substâncias estranhas das vias aéreas.
 A 
 determinação da influência da poluição do ar na saúde humana e extremamente 
 complexa e difícil. Exige uma avaliação quantitativa e qualitativa de um grande 
 numero de fatores, tais como a concentração de poluente, duração da exposição, 
 localização da sua atuação, efeitos sinergéticos ou antagônicos, tudo aliado à 
 influência de fat 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Chuva Ácida Ii
  
  
- Poluição Ambiental
  
  
- Efeito Estufa
  
  
- O Ar Está Ficando Irrespirável
  
  
- Biologia
  
 
 
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