Aquecimento Global
(Marcos Tadeu Mendes Murassawa)
Aquecimento Global - Ficção x
Realidade
Por Marcos Tadeu Mendes
Murassawa
O filme "O
dia depois de amanhã", megaprodução hollywoodiana mostra a fúria do meio
ambiente em resposta a todo o mal causado pelo ser humano. Chuvas de granizo do
tamanho de uma bola de boliche, tornados engolindo prédios, o mar invadindo a
cidade e um frio de menos 100°C. Como em vários filmes existem efeitos especiais
exagerados, mas mesmo assim o filme passa uma imagem verdadeira - o aquecimento
global no nosso mundo é preocupante podendo causar a devastação do ser
humano.
Nos últimos
meses, vimos no Sul do País ciclones que a princípio pareciam inofensivos, sendo
que o homem desprezando este acontecimento não tomou as medidas cabíveis,
resultando na destruição de lares e desaparecimento de pessoas. Já na Europa
observamos o verão incandescente que resultou na morte de várias pessoas bem
como a queima de várias florestas.
Recentemente em contramão a todos os cuidados com
a natureza, o Brasil assinou um contrato para a construção de uma Usina de
carvão mineral em Cachoeira do Sul/RS e um acordo com a China a respeito da
Indústria Nuclear Nacional.
Assim vemos
que mesmo com os excessos mostrados no filme "O dia depois de amanhã", o mundo
caminha para uma tragédia que pode ser evitada, mas que não é face a ganância do
ser humano em apenas lucrar com os recursos naturais sem repor ao meio
ambiente.
Para
entender tudo isso é preciso explicar alguns ítens importantes:
Ar
Atmosférico
O Ar é um
termo empregado a mistura gasosa que envolve o Planeta Terra, com ventos, brisas
e aragem, e de espaço acima do solo, vindo ai a ATMOSFERA, constituída por cerca
de 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e outros minerais nobres que circulam
formando os ciclos da biosfera. Esses ciclos que são responsáveis pela filtração
dos raios solares, arrefece o calor, equilibra o ecossistema, além de ser
matéria prima da respiração dos seres vivos.
Esses
ciclos da biosfera penetram nos seres vivos, assim ocorrendo a troca de oxigênio
e gás carbônico, integrando o ciclo de minerais. Se o ar está poluído,
contaminado, será um veneno para a população humana já que nenhum ser vivo pode
viver sem ele.
A Poluição
Atmosférica é causada devido a um desequilíbrio provido de causas artificiais
decorrentes da ação do homem que polue o ar mediante a liberação de vários tipos
de poluentes como a queima de combustíveis por veículos a motor, navios, aviões
e pelas fumaças expelidas pelas fábricas.
Assim temos
a Poluição Atmosférica que se define como "quando a presença de uma substância
estranha ou uma variação importante na proporção de seus constituintes é
suscetível de provocar um efeito prejudicial ou de criar uma moléstia, tendo em
conta os conhecimentos científicos do momento".
Agentes
Poluidores e seus efeitos no meio ambiente
Os dois
principais agentes poluidores da atmosfera são as indústrias e os veículos
movidos a combustíveis líquidos ou gasosos, mas há outros como chaminés, queima
de campos, incinerações etc. Os escapamentos dos veículos, as chaminés das
fábricas, as queimadas estão constantemente lançando no ar grandes quantidades
de substâncias prejudiciais à saúde.
A poluição
atmosférica, nas regiões urbanas, tem aumentado devido à crescente atividade
industrial e ao aumento do número de veículos motorizados em circulação. A
qualidade do ar urbano tem causado sérios problemas às condições de vida das
pessoas, das plantas e dos animais que vivem nas cidades e arredores. Os carros,
ônibus, caminhões são movidos à gasolina e a óleo diesel, e expelem para o ar um
gás, o monóxido de carbono.
Nas
cidades, esses veículos são responsáveis por 40% da poluição do ar. Dos gases
emitidos pelos veículos automotores, 99,9% são inofensivos, mas 1% é altamente
ofensivo ao homem e ao meio ambiente. Considerando o aumento de veículos nas
cidades (em 2000 o número de veículos foi de 500.000.000 no mundo), este 1% é
extremamente significativo, pois são liberados gases como o monóxido e o dióxido
de carbono, o óxido de nitrogênio, o dióxido de enxofre, derivados de
hidrocarbonetos e chumbo. As refinarias de petróleo, indústrias químicas e
siderúrgicas, fábricas de papel e cimento emitem enxofre, chumbo e outros metais
pesados, e diversos resíduos sólidos.
Os
escapamentos dos veículos automotores emitem gases como o monóxido (CO) e o
dióxido de carbono (CO2 ), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de
enxofre (SO2 ) e os hidrocarbonetos. As fábricas de papel e cimento,
indústrias químicas, refinarias e as siderúrgicas emitem óxidos sulfúricos,
óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco) e
substâncias usadas na fabricação de inseticidas. Todos esses poluentes são
resultantes das atividades humanas e são lançados na atmosfera.
Elevadas
concentrações de poluentes advindos de atividades industriais e do processo de
descarga da combustão de veículos automotores, partículas sólidas em suspensão,
gotículas de óleo expelidas pelos motores, altas concentrações de CO,
CO2 e SO2 e compostos de Flúor e Cloro são algumas das
causas da baixa qualidade do ar.
Muitas
indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, uma variedade
de substâncias tóxicas (poluentes químicos) prejudiciais às plantas e animais,
como o dióxido de enxofre (SO2). Num ar úmido, este gás forma com a água um
ácido. Quando respirado, ataca o nariz e os pulmões. As plantas reagem mais
intensamente que o homem. O dióxido de enxofre prejudica principalmente a
fotossíntese, por destruir a clorofila.
Agentes Poluidores e seus
efeitos nos seres humanos
Nos centros
das grandes cidades, é comum as pessoas sentirem tonturas, vômitos, olhos
ardendo e lacrimejando, devido à ação desse gás. Neste caso o ar está sendo a
parte do ambiente mais alterada. Fala-se em poluição do ar pelo monóxido de
carbono. Para reduzir a poluição do ar, seria vantajoso usar veículos movidos a
eletricidade? O metrô, por exemplo, não polui, e é movido a
eletricidade.
O homem,
mergulhado na atmosfera que os cerca, faz passar por seus pulmões, em média,
12m² de ar, por dia. Este ar mergulha no sistema respiratório, atingindo as
regiões mais profundas, tomando contato com os alvéolos pulmonares, irrigando
uma área de mais de 70m². O ar deverá transportar o vital oxigênio, mas poderá
também levar outros gases menos saudáveis, além de material particulado de
tamanho suficiente para atingir os alvéolos, e destes serem removidos e levados
para as regiões onde podem ser absorvidos, ou onde vão produzir ação irritante
mais ou menos acentuada.
As defesas
naturais do homem, contra as impurezas do ar, são muito precárias, entre elas
podemos citar:
* Secreção
mucosa das vias aéreas superiores, que tende aglutinar as partículas sólidas e
fixar gases e vapores;
* Cilhos
que vão desde a traquéia até os brônquios com a finalidade de levar as
partículas inaladas em direção a faringe;
* Movimento
peristálticos bronquíolos, colaborando na eliminação de partículas;
* Forma
peculiar das fossas nasais, fazendo com que as partículas de maior tamanho sejam
precipitadas sobre a base da língua;
* Espasmos
das cordas vocais e da musculatura brônquica, procurando evitar a penetração de
impurezas nas partes mais profundas das vias aéreas;
* Reflexos
de tosse e espirro, criando violentas correntes de ar com a finalidade de
expulsar substâncias estranhas das vias aéreas.
A
determinação da influência da poluição do ar na saúde humana e extremamente
complexa e difícil. Exige uma avaliação quantitativa e qualitativa de um grande
numero de fatores, tais como a concentração de poluente, duração da exposição,
localização da sua atuação, efeitos sinergéticos ou antagônicos, tudo aliado à
influência de fat
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