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Desvendando o smartphone 
 
 						Celular multimídia tem atraído interesse de telcos e corporações. Por Eduardo Prado.
 						
 						
 
 
 						
 							Atualmente as operadoras e o mercado corporativo têm manifestado muito interesse em uma “traquitana” chamada Smartphone.O Smartphone
 é uma mistura de Telefone Celular com PDA com as seguintes
 características: a primeira, e mais óbvia, é que ele “fala” tanto em
 redes GSM (Global System for Mobile Communications) como CDMA (Code
 Division Multiple Access). A segunda é a habilidade de possuir
 aplicações de gerenciamento de informações pessoais, ou PIM (Personal
 Information Manager) tais como lista de contatos, tarefas,  e
 endereços, calendários, entre outras; e a terceira envolve funções de
 multimídia. A transição de dispositivos baseados somente em
 voz para dispositivos como o Smartphone está em curso e tem sido
 bastante auxiliada pela popularidade de aparelhos como o BlackBerry da RIM (Research In Motion).
 O fato do BlackBerry ter incorporado voz à funcionalidade de e-mail tem
 auxiliado muito nesta transição. Veja uma análise do BlackBerry em
 Mobile platforms: BlackBerry -- Mobile e-mail''s ''gold standard''.Os
 departamentos de Tecnologia da Informação das empresas precisam
 concluir que ou banem os Smartphones (o que não é uma boa decisão) ou
 abraçam a idéia de que estes dispositivos vão chegar – pelo bem ou pelo
 mal – e decidem a melhor forma de utilizá-los. Estes
 departamentos precisam estabelecer uma Política de Utilização, na qual
 a companhia possui e gerencia o dispositivo ou tem direito de instalar
 algum software de gerência naqueles Smartphones que são de propriedade
 dos funcionários. Caso contrário, eles têm de bloquear o acesso destes
 dispositivos na rede corporativa. A área de TI deve ponderar os riscos
 de segurança da utilização dos Smartphones e estabelecer um mínimo de
 procedimentos de utilização. Existem hoje vários softwares
 para estes dispositivos que criptografam as informações contidas nos
 seus bancos de dados. Alguns deles também fornecem ferramentas de
 gerenciamento destes dispositivos.   Um funcionário pode gostar muito do
 seu Smartphone, mas seu empregador precisa proteger seus dados quando o
 dispositivo é perdido ou roubado do seu funcionário. Conheça alguns destes dispositivos de gerenciamento de smartphones que o mercado corporativo está começando a utilizar aqui: Top 10 business phones e The perfect business phone da InfoSync World.O que tem impedido uma maior disseminação destes dispositivos
 nas corporações? O seu custo. Por exemplo, um Treo custa 600 dólares
 (sem impostos) e é algo caro para uma empresa adquirir sem um plano de
 uso mais consistente.Um outro ponto a ser considerado por uma
 corporação na aquisição de um Smartphone é seu sistema operacional, que
 deve estar aliado aos interesses estratégicos da Organização.
 Atualmente os sistemas mais comuns são: BlackBerry (SO prorietário), Symbian OS, Palm OS, Windows Mobile e  Linux. Veja mais sobre o SO Windows Mobile em Windows Mobile -- not quite there yet.No Brasil, algumas telcos já estão apostando no Smartphone: a TIM (veja TIM Business) comercializa os modelos BlackBerry 7100 e 8700g; a Claro tem no seu plano Claro Empresas os modelos BlackBerry 7290 e 8700g como também os Smartphones Qtek 9100 da Qtek e o Treo 650 da PalmOne; a Oi, no seu plano Oi Empresa, oferta apenas o Nokia Communicator 9300 e, finalmente, a Vivo no plano Vivo Empresas comercializa os modelos Treo 600 e Treo 650. A Vivo já poderia estar utilizando algo mais novo da PalmOne: o Treo 700w para a tecnologia EV-DO e com Sistema Operacional Windows Mobile 5.0.As oportunidades dos Smartphones para o mercado corporativo nas telcos são crescentes. Vamos esperar e ver. 
 
  
 
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