Depressão, a vilã
(Revista Vida Executiva)
Em artigo publicado neste mês de junho de 2007 na revista Vida Executiva, da Editora Símbolo, foi ressaltado o fato de a depressão ser uma grande vilã na produtividade dos profissionais. Se ela estiver relacionada com outros fatores como cansaço, sono, ansiedade entre outros, a pode a depressão ainda causar prejuízos muito maiores, de acordo com pesquisa divulgada agora no mês de maio no 160º Congresso da Associação Americana de Psiquiatria (Annual APA Meeting), ocorrido em San Diego, Califórnia, nos Estados Unidos.
As pesquisas foram realizadas através de um levantamento com 14 mil funcionários de duas grandes empresas norte-americanas, sendo a produtividade de seus funcionários medida com base na revisão do absenteísmo, bem como por meio de perguntas aos colaboradores sobre o nível de presenteísmo (que é a produtividade medida em dias que compareceram ao trabalho, mas que não atingiram o desempenho dentro dos padrões normais).
Observa-se que para tal pesquisa, foi utilizado o questionário de performance no Trabalho e Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). E, ainda de acordo com a OMS, o Transtorno Depressivo Maior (TDM) atinge cerca de 121 milhões de pessoas em todo o mundo e a estimativa para o ano de 2020 é que esta será a segunda principal causa de incapacidade, estando apenas atrás da doença isquêmica cardíaca.
Resumos Relacionados
- Absenteísmo (doença Ligada Ao Trabalho)
- Pais Também Sofrem De Depressão Pré-natal Ou Pós-parto
- Convergência Entre Organização E Colaborador
- Eles Produzem Mais
- Síndrome Do Pânico Parece Aumentar O Risco De Doenças Coronárias
|
|