Mega Conhecimentos - Páscoa - Indústria
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)
Páscoa Os judeus antigos comemoravam a páscoa de forma muito simples, orando e cantando enquanto lembravam a fuga do Egito, com o tempo a comemoração mudou e a cerimônia religiosa foi sendo deixada de lado. O símbolo dos ovos de chocolate é usado como lembrança do princípio de vida. Quem usou pela primeira vez ovos para comemorar a páscoa foram os povos anglo-saxãos para quem o coelho é um símbolo de fertilidade. Na China a páscoa coincide com a primavera, a festa da renovação da vida. Nessa época os chineses estavam proibidos de acender o fogo e por isso, se alimentavam de ovos cozidos previamente e os missionários católicos que estiveram no oriente trouxeram o hábito para o ocidente.
Indústria
Plásticos- São empregados na fabricação de uma variedade muito grande de objetos e são considerados o material industrial de século 20, apresentando uma série de vantagens: podem ser fabricados com a dureza dos metais e a elasticidade da borracha, podem ser transparentes ou opacos, leves, não enferrujam e coloridos facilmente, sendo ainda de baixo custo.
Polietileno É um plástico duro, transparente e resistente a substâncias corrosivas e a água. Usado na fabricação de sacos plásticos e coberturas de fios elétricos.
Baquelite Material sintetizado de uma resina artificial mais serragem de madeira. Foi bastante usado na fabricação de verniz isolante e e madeiras compensadas a prova de água. Usado na fabricação de cinzeiros e caixas de rádio. PVC- É o cloreto de polivinila, usado na fabricação de canos de água, bolsas, cortinas, portas para box e etc. É um plástico rígido e resistente aos ácidos. Inicialmente é um pó branco , podendo ser colorido. Quando plastificado torna-se flexível. O acrílico é muito resistente, as vezes substitui o vidro, devido a sua transparência. È de fácil utilização, podendo ser moldado e corado. Com ele se fabricam letreiros luminosos e objetos de cores e formas variadas; o acrílico resulta da associação de várias moléculas de metilmetacrilato.fácil e com uma variedade de cores muito maior do que os naturais. Os corantes sintéticos mais comuns são os derivados da anilina, empregados em larga escala na indústria têxtil. Tintas são substâncias coloridas misturadas com óleo, água ou verniz, que servem para cobrir a superfície do materialque se quer tingir; depois de seca, se transforma em uma película sólida , revestindo o material.
Indústria de alimentos O crescimento da população, o tipo de vida, as guerras e as calamidades são fatores determinantes para que tenhamos reservas de alimentos de uso imediato ou emergencial. Mas há também os grandes interesses comerciais, sobretudo das multinacionais, que industrializam e lançam no mercado consumidor, grande quantidade de produtos desnecessários. Segundo a Organização mundial de Saúde, 20% da produção dos alimentos industrializados é perdida por deterioração. Este vem sendo um dos maiores problemas enfrentados pela indústria de alimentos, como preservar seus produtos? A preservação por tempo indeterminando exige uma conservação artificial feita ás custas de substâncias químicas; os agentes conservadores; muitos deles prejudicam a saúde. Os processos de refrigeração, secagem, liofilização, defumação e congelamento são eficazes, porém não satisfazem plenamente a indústria. Assim sendo, agentes conservadores, tais como nitritos, nitratos, antibióticos e outros , tem sido empregados em larga escala e levando a população a sofrer sérios riscos de saúde. Aditivos: Impedem que os alimentos se estraguem. Flavorizantes- dão ou intensificam sabor ou aroma. Corantes dão cor e estabilizantes modificam ou mantêm o estado físico, sólido ou cremoso do alimento. Os espessastes aumentam a viscosidade; já os umectantes evitam a perda de umidade e os educorantes adoçam os alimentos. Antiumectantes reduzem a umidade. Para utilizar aditivos as indústrias terão que obedecer a normas prescritas pela organização mundial e da Food and agriculture Organization, que determinam as quantidades diárias que o ser humano pode ingerir de tais aditivos. O Ministério da saúde no Brasil recebe relatórios destas organizações para ajustar as normas prescritas por elas e os hábitos e o clima de nosso país. Acontece, porém, que as indústrias brasileiras não vem obedecendo as determinações do governo e estão empregando os aditivos de maneira inadequada. Como não há fiscalização eficiente, os alimentos industrializados são postos a venda com sério risco á saúde pública.
Resumos Relacionados
- A Química Na Alimentação
- Aditivos Ii - Para Que Servem? São Necessários?
- Aditivos Químicos Alimentares
- Química Nos Alimentos, 3ª Parte
- Aditivos I - O Que São?
|
|