BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A velha fita K7 ainda têm magnetismo
(Carlos Rossi; ?Mega Arquivo)

Publicidade
As fitas antigas , ancestrais das de última geração eram quase arames , fabricadas no início do século passado. Na Década de 1960 surgiriam as primeiras que podemos dizer que sejam da era moderna. A k7 , se derivou de outros formatos , como a fita derolo profissional , mas usando o mesmo princípio tecnológico . Sua invenção foi possível graças á descoberta da relação entre eletricidade e magnetismo por uma série de geniais inventores no século xx . Os sinais magnéticos podem ser convertidos em sinais elétricos e vice versa . A pioneira na fabricação da fita k7 foi a Philips , também pioneira na fabricação do "disc Laser" e do vídeo game. Depois foram surgindo outros fabricantes como a Basf , hoje Emtec . A grande vantagem dogravador de rolo era a qualidade de som e isso só era possível graças a velocidade de leitura da cabeça de gravação , muito maior que na fita k7.O problema é que para isso os rolos de fita tinham que ser enormes , tornando o sistema pouco prático e inviável para uso doméstico. A solução para tornar á fita k7 equivalente em qualidade á de rolo foi reduzir o tamanho das partículasmagnéticas com a substituição dos materiais de fabricação. Criou-se então as fitas de ferro/cromo , cromo equivalente (cobalto , fabricada somente pela TDK ) , cromo , supercromo e finalmente a metal fazendo então os gravadores de rolo virarem peça de museu. Eu particularmente utilizei e testei dezenas de marcas de fitas com diferentes materiais e comentarei a seguir sobre o desempenho das mesmas. Basf ferro normal (embalagem amarela) " Não deixe uma fita de má qualidade assassinar seus graves e agudos" esse ironicamente era o slogan do comercial da Basf, mas era justamente isso o que ela fazia , além de sujar constantemente as cabeças do tape por desprender resíduos de óxido de ferro. Mas essa fita foi apenas uma experiência mal sucedida. Basf ferro/cromo (embalagem preta) Importada da Alemanha , já com uma qualidade um pouco melhor por misturar o ferro com o cromo , tinha pouca incidência de resíduos nas cabeças mas ainda deixando um pouco a desejar nas altas freqüências. Para obter-se um som de alta fidelidade era ainda necessário o uso de caros e sofisticados equipamentos com um grande número de recursos , como um equalizador gráfico e supressores de ruído. Basf cromo (embalagem azul) Esta fita revolucionou o áudio por ser a 1ª a proporcionar gravação de alta qualidade em k7.Foi uma das que eu mais utilizei por ter boa relação custo/desempenho. Basf supercromo Com partículas de cromo ainda menores proporcionava excelente qualidade. Scoth ferro – Qualidade regular. Tdk A – Regular . TDK D e Ad : A sigla AD era de acoustics dinamics , se comparada com fitas de ferro de outras marcas poderíamos dizer que era boa , mas perdia feio para as fitas de cromo.(todas citadas aqui eram de ferro) Maxwell ferro – Comparável á TDK . Maxwel cromo Boa , porém muito mais cara que a Basf . TDK Cobalto Conhecida como cromo equivalente foi aclamada por engenheiros e especialistas como a melhor de todas . Em testes realizados pela equipe da SOM Três foi considerada a de melhor relação custo/benefício. Sony Ux e UX PRÓ CROMO Excelentes k7s de última geração. Fitas de Metal – Necessitando de cabeças especiais , essas fitas se equipararam finalmente ás de rolo , com a vantagem de serem menores . As principais foram a Gradiente metal e TDK MA , A Sony e a Scotch . Mas ao contrário do que se esperava , não ficaram muito tempo no mercado . Talvez o motivo para que tenham desaparecido , apesar da excelente qualidade , tenha sido as vendas muito restritas e o alto custo de fabricação além da não compatibilidade com qualquer equipamento. A proporção de vendas entre a fita de metal para a cromo era de uma para 5 ; com a de ferro era de uma para 10 ! A fita de cromo era apenas 50% mais cara que a de ferro , mas muito superior ; já a de metalera 500% mais cara e apenas ligeiramente superior a de cromo. É provável que k7s sejam substituídos por outra tecnologia , as fitas de cromo estão cada vez mais difíceis de encontrar e talvez este ano já não sejam mais nem fabricadas , as de ferro devem resistir um pouco ainda . A princípio pensou-se que a tecnologia DAT iria substituir o k7 , é uma espécie de fita digital mas ainda utilizando o velho princípio do magnetismo. Isso não aconteceu e o sistema foi quase abandonado . O mesmo se pensou do mini disc , pequenos discos magnéticos semelhantes aos tradicionais disquetes de computador , porém não compatíveis para uso no PC . Embora esse sistema tenha sido melhor difundido não chegou a se popularizar tanto quanto se esperava talvez por causa de boicotes de fabricantes . Para que uma nova tecnologia se consolide, além de Ter que possuir muitas qualidades e poucos defeitos é precisoque haja consenso entre os fabricantes para que todos possam aderir ao mesmo padrão.
Muita gente têm preferido usar os Cdr/w no lugar das fitas , mas eu particularmente me decepcionei com a durabilidade destes últimos , alguns dando problema já com pouco tempo de uso tendo que ser regravado e enquanto possuo fitas com 20 anos ou mais de gravação intactas. É necessário portanto cautela no hora de descartar um sistema , as outras tecnologias precisam ser melhor observadas.



Resumos Relacionados


- Cromo

- Aço

- Áudio – Conhecendo O Som Digital

- Conheça Alguns Tipos De Fitas E Como Usa-los Apropriadamente

- Mais Sobre As Velhas Fitas Cassete



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia