Fonoaudiologia e Canto - Avaliação da Voz (6 de 12)
(Lídia Maria de Gouveia)
A Fonoaudiologia e o Canto – INTENSIDADE; RESSONÂNCIA; ARTICULAÇÃO; ATAQUE VOCAL; QUALIDADE VOCAL OU TIMBRE.
INTENSIDADE
Tem relação com a percepção do volume da voz e deve estar relacionado com o tipo de ambiente em que a voz é emitida. Pode ser classificada em forte, fraca e adequada. Na voz cantada, deve lembrar-se do ambiente e da utilização de aparelhagem de amplificação sonora. O cantor pode não possuir uma boa aparelhagem de som ou retornos eficientes, fazendo com que produza uma voz cantada com muito volume, e solicitando ao seu corpo um apoio muito potente para que não ocorra sobrecarga das pregas vocais. O cantor popular normalmente não precisa utilizar um volume maior para cantar pois possui um bom sistema de amplificação. O cantor coral utiliza muitas vezes excesso de volume para poder escutar-se dentro do coro. O cantor lírico procura explorar todas as suas caixas de ressonância, todo o potencial respiratório para atingir o quarto formante e assim ser ouvido junto com a orquestra que o acompanha. A voz transforma-se, aqui, em mais um instrumento.
RESSONÂNCIA
A ressonância é classificada em seis tipos principais: equilibrada quando se utiliza de forma distribuída os três focos principais de ressonância (laringe, oral e nasal); laringo-faríngea onde há predomínio do foco na região do pescoço; hipernasal com constrição de pilares onde o foco é acentuado no nariz, mas com esforço evidente causado por tensão de musculatura orofaríngea; hiponasal onde não há nenhuma ressonância nasal; laringo-faríngea com foco nasal compensatório onde o foco central é no pescoço e sem nenhuma oralidade, normalmente em articulações muito travadas. Semelhantemente à afinação, a ressonância também se eleva, buscando as cavidades mais superiores no canto em relação à fala.
ARTICULAÇÃO
A articulação pode ser precisa, imprecisa, travada, exagerada, pastosa ou aberta. Estas características podem combinar-se aos pares mas não de maneira fixa. Pode, por exemplo, encontrar-se uma articulação travada e precisa assim como uma aberta e imprecisa. Nem sempre abrir mais a boca para cantar melhora a articulação das palavras. Pode apenas projectá-la muito mais.
ATAQUE VOCAL
O ataque vocal pode ser dividido em brusco, aspirado e suave, podendo ser observado na fala espontânea. Normalmente o tipo de ataque modifica-se da fala para o canto. Existem pessoas que falam com ataque brusco, mas que a cantar optam pelo estilo bossa-nova, que trabalha com um ataque mais suave.
QUALIDADE VOCAL OU TIMBRE
É o item que esclarece o diagnóstico no nível de pregas vocais. Costuma fechar a avaliação perceptual da voz falada. No canto isto ocorre de forma diferente, pois na voz cantada avalia-se a qualidade em relação directa com o estilo de música adoptado e com a forma pessoal de interpretação. Não é possível dizer que todo o cantor de bossa-nova possui uma voz patológica soprada, pois esta voz aspirada faz parte de um estilo de cantar, de tornar a voz mais um instrumento dentro da música e não o principal. O cantor de hard rock tem a voz rouca e áspera, mas pode utilizar-se outro modo de cantar este estilo de música. A qualidade da voz cantada abre discussão para as características vocais mais frequentes em cada estilo de música. É impossível discutir-se a qualidade sem falar de estilo, ao contrário da voz falada, na qual a qualidade vocal tem relação directa com a patologia.
Há várias maneiras de se nomear as qualidades e características vocais. Utilizamo-nos da voz rouca (moderada/suave), suave, fluida, áspera, aspirada, com quebra de sonoridade, tensa, pastosa, trémula, estrangulada, infantil e diplofónica (bitonal).
Existem outros adjectivos, mas estes combinados entre si são suficientes para definir precisamente uma qualidade vocal.
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