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Fonoaudiologia e Canto - Avaliação da Voz (5 de 12)
(Lídia Maria de Gouveia)

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A Fonoaudiologia e o Canto – TIPOS RESPIRATÓRIOS; TEMPO DE EMISSÃO; COORDENAÇÃO PNEUMOFONOARTICULATÓRIA; AFINAÇÃO.
TIPOS RESPIRATÓRIOS
Há muita discussão sobre o tipo adequado de respiração para a fonação e canto, porém deve observar-se se a respiração efectuada pelo cantor é a adequada para o canto. Existem três tipos básicos de respiração que são o superior, misto e inferior. No canto encontram-se vários casos de respiração inferior e mista, ou seja, o cantor, no acto do canto recorre instintivamente a um tipo de respiração de forma que a pressão subglótica se torne mais longa, forte e estável.
TEMPO DE EMISSÃO
A capacidade de emitir um som por longo período e de enfatizar uma nota nos momentos finais de uma sentença pode definir o repertório e longevidade da voz de um cantor. Observa-se tal facto quando existe a solicitação para a emissão de um som ou vogal prolongada ou sustentada, glissando ascendente e descendentemente e fazendo uma vogal sustentada com intensificação no terço final da emissão.
COORDENAÇÃO PNEUMOFONOARTICULATÓRIA
É a coordenação entre a respiração e a fala. Observa-se o cantor durante uma conversa espontânea, ou durante a leitura de um texto, mas pode fornecer dados irreais sobre a coordenação respiratória. É comum verificarmos pessoas com dificuldade durante a fala, porém quando lhe é solicitado uma leitura, e a pessoa percebe que está sendo avaliada, imediatamente corrige as eventuais entradas de ar residual. A coordenação analisada é um aspecto no qual, na maioria das vezes não se modifica da fala para o canto. Algumas excepções acontecem quando o estilo de música adoptado exige uma voz muito aspirada, com um gasto de ar muito grande.
AFINAÇÃO
É a sensação auditiva que temos sobre a altura da voz, podendo ser classificado em grave, médio ou agudo. Mede-se a afinação através de sistemas computorizados de análise vocal. Normalmente, no canto, a afinação eleva-se, pois há uma busca das cavidades superiores de ressonância que acaba por levar à agudização da afinação, muitas vezes camuflado por uma hipernasalisação.



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