BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Missão das Organizações e seus quatro componentes básicos: Finalidade, Estratégia e Espaço Estraté
(Silva; A. Lopes)

Publicidade
A Missão das Organizações e seus quatro componentes básicos:Finalidade, Estratégia e Espaço Estratégico, Políticas / Padrões de Comportamento e Valores / Cultura.    

A Missão é o “Objetivo ou propósito básico e permanente da organização; está sempre ligada ao oferecimento de produtos e serviços para satisfação das necessidades do cliente”. É necessário que a missão da empresa esteja clarificada para seu melhor desempenho, assim como que as crenças e valores dos principais executivos que compõem o sistema institucional da empresa sejam aceitos de modo geral por todos os que dela fazem parte.” Masayuki ressalta ainda que a

Missão de uma empresa é a sua razão de ser e pode ser expressa em diversos níveis.  Exemplos de Missões:
-         Nosso negócio é serviço;
-         Desejamos ser a melhor organização de serviços do mundo;
-         Satisfação pública com nosso serviço.  

Mintzberg define missão como a função básica das organizações na sociedade, nos termos dos produtos e dos serviços que produz para seus clientes.   Nos dias atuais ainda encontramos empresas que não definiram a suas missões, por outro lado outras definem missões de forma inadequada.

A missão é a base sobre a qual a empresa deve desenvolver suas estratégias. Comportamentos ou ações não compatíveis são automaticamente bloqueados pelas empresas que definem e respeitam suas missões estratégicas.   As missões não dizem respeito apenas às empresas com fins lucrativos, mas também a todas as entidades que existem com fins determinados.   As organizações com fins lucrativos ou não precisam definir as suas missões e divulgá-las e, sobretudo desenvolverem estratégias compatíveis.  

Divulgação da Missão   As missões estão estampadas nas paredes das recepções, salas de reuniões e outros locais, estão nos sites e até nos cartões de visita dos executivos das organizações. Grandes organizações divulgam suas missões dentro da empresa para seus funcionários, e fora da empresa para clientes, fornecedores e comunidade.  

Não ter uma missão é sinal de desconhecimento do momento atual que vive o mundo das organizações, no entanto pior do que não ter uma missão definida e ter e não respeitar, pior do que não ter uma missão é ter uma missão apenas de fachada, no entanto ter uma prática diferente daquilo que estabelece a sua missão.  

Uma missão adequada deve ter cada um dos seguintes elementos:         

1-Finalidade; 2-Estratégia e espaço estratégico; 3-Políticas e padrões de comportamentos e 4-valores culturais.  

Elementos que a Missão deve conter  

Os seguintes elementos devem ser considerados na definição das missões:  

Finalidade   Finalidade é a razão de ser da empresa, implica em saber por que o negócio existe.   Exemplo de finalidade: criar riqueza e satisfazer às necessidades de todos os acionistas, empregados e a sociedade em geral.    
Estratégia e espaço estratégico   A estratégia e espaço estratégico fornecem indicação da lógica comercial para o negócio e define tres coisas:  - produtos ou os serviços oferecidos ( e conseqüentemente sua posição no mercado);     -  as competências que a organização pratica no seu dia a dia;   - espaço estratégico do negocio de forma a definir os limites de suas operações.              
Políticas e padrões do comportamento   Uma missão necessita ser traduzida em ações diárias.   Exemplos: A MISSÃO DO NOSSO NEGÓCIO É ENTREGAR BOM SERVIÇO AOS CLIENTES, SEGUINDO POLÍTICAS E PADRÕES DE QUALIDADE ADEQUADOS. COMUNICAMO-NOS DE FORMA CLARA E ATIVA.  
Valores e cultura   Os valores de um negócio são as práticas básicas, representam a opinião do grupo que gerencia e trabalha no negócio.   Valores e Cultura devem incluir:   - Princípios do negócio - por exemplo: política social, compromissos aos clientes.   - lealdade e compromisso. Exemplo: são os empregados e dirigentes inspirados a sacrificar seus objetivos pessoais para o bem do negócio como um todo? Demonstram os colaboradores um nível elevado de compromisso e lealdade?  

De agora em diante passe a prestar mais atenção no conteúdo, forma de divulgação das MISSÕES das organizações, veja também se adotam práticas compatíveis com suas missões, certamente isso lhe dará importantes subsídios para melhor conhecer seus fornecedores, clientes e outras entidades do seu relacionamento direto ou indireto.



Resumos Relacionados


- A ImportÂncia Da MissÃo E VisÃo Dentro Da OrganizaÇÃo

- Planejamento Estrategico

- Escolhemos A Hora De Reencarnar?

- Planejamento Mercadologico

- Organização Da Controladoria. Características Comuns Características Específicas Da Controladoria



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia