Cantoterapia
(Site Cantoterapia)
A Cantoterapia é uma prática que ensina a cantar com segurança e prazer.Criada e desenvolvida por Sonia Joppert, a Cantoterapia oferece muito mais que simples aulas de canto. Ela permite aos alunos encontrar maior equilíbrio emocional através de uma actividade artística e terapêutica que tem como essência a prática do canto. O resultado é tanto o aprimoramento da voz quanto uma melhor qualidade de vida.
A Cantoterapia propõe-se a trabalhar a voz cantada, mediante exercícios musicais e terapêuticos que actuam também sobre o corpo e as emoções. Ela aborda o ser humano na sua plenitude, privilegiando o desenvolvimento do lado direito do cérebro. É um trabalho holístico, integral. A voz e o canto constituem o canal privilegiado através do qual se podem alcançar e melhorar os aspectos psicológicos dos indivíduos.
Através de numerosos exercícios, os alunos entram em contacto com as suas dificuldades vocais e aprendem a cantar e exprimir-se com liberdade. Vencendo as resistências e inibições naturais, graças à facilidade com que a música atinge os sentimentos mais profundos, sem passar pelo plano racional, a Cantoterapia pode funcionar como um valioso apoio às terapias psicológicas convencionais. Na Cantoterapia, o treino funciona através do incentivo, do elogio e da crítica construtiva e afectuosa. Para poder cantar, é necessário que o aluno perca o medo, em todas as suas manifestações: medo de errar, de ser criticado, de se expor, de ser rejeitado.
A Cantoterapia apoia-se em técnicas e disciplinas de diferentes origens:
Canto e Colocação da Voz, Análise Transaccional, Programação Neurolinguística (PNL), Musicoterapia, Expressão Corporal, Teatro, Dinâmica de Grupo.
CANTO E COLOCAÇÃO DA VOZ:- Vocalizes: exercícios que melhoram a qualidade vocal tanto para a fala como para o canto, aumentando a extensão, o volume e a qualidade da voz.- Práticas de respiração que promovem a oxigenação de todo o organismo, além de actuarem sobre a voz propriamente dita.- Exercícios para afinação (90% das pessoas que se dizem desafinadas na realidade não o são na prática, necessitam apenas de treino auditivo).- Treino de ritmo e divisão (divisão é a forma de se enriquecer a interpretação dentro de uma cadência rítmica).- Esta aprendizagem técnica leva o aluno a deixar de utilizar vozes erradas, como a gutural, rouca, cheia de ar ou fanhosa. Ensina também a aproveitar melhor todos os seus recursos vocais.
ANÁLISE TRANSACCIONAL:- Desenvolvimento da auto-estima, auto-confiança e auto-valorização. - Compreensão e eliminação dos jogos da vida – jogos de poder, de salvação, de perseguição, de manipulação e de competição.- Sucesso e fracasso: perdedores e vencedores nas cinco áreas da vida (individual, profissional, conjugal, familiar e social). - Confrontos sem medo, assertividade e objectividade. - A influência da área emocional nas situações de evidência, conflito ou crise, e como lidar com esses desafios. - O desabrochar da criança livre (o lúdico) – a importância do prazer e da alegria para a melhoria do sistema imunológico. Adrenalina vs. endorfina. - Desenvolvimento da criatividade.
PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL):- Treino para desligar programações negativas oriundas do passado. É sabido, por exemplo, que nascemos com variadas aptidões, que frequentemente nem chegam a desenvolver-se por terem sido bloqueadas no decorrer de um processo cultural e educacional. As técnicas de PNL ajudam a abrir os canais bloqueados, desmontando crenças negativas, despertando talentos adormecidos ou incrementando talentos já consagrados. - Como utilizar o poder da mente para o sucesso e a realização. - Hemisférios do cérebro: razão e intuição.
MUSICOTERAPIA:- O poder curativo da música. - A música como veículo para expressar as emoções. - Música e relaxamento. - O canto como grande canal de contacto com o hemisfério direito do cérebro.
EXPRESSÃO CORPORAL:- Não existe canto sem o corporal, nem fala sem o gestual. Na prática da Cantoterapia, os exercícios de corpo se iniciam suavemente, em simultaneidade com o canto-improviso, utilizando técnicas de biodança, bioenergética e antiginástica, fazendo com que a descontracção e o relaxamento ajudem o aluno a integrar sua voz à sua dinâmica corporal e expressão.- Esse trabalho permite ao aluno encontrar uma postura corporal equilibrada, confiante e harmoniosa, e para isso é necessário reforçar o equilíbrio e a harmonia interiores.- O trabalho corporal também é essencial para melhorar o desempenho e a interpretação no palco.
TEATRO:- Representações teatrais de situações conflituantes da vida real na família e no trabalho, com feedback, indicação de novos caminhos e treino de soluções saudáveis. - Teatro cantado, abordando o canto simultaneamente com a interpretação teatral e corporal.
DINÂMICA DE GRUPO:- Exercícios de desinibição, a arte de estar em evidência, falar e cantar em público (carisma e energia). - Comunicação e expressão, relação pessoa/grupo e pessoa/pessoa, utilizando sempre o canto e a música como veículos. - Abertura das potencialidades artísticas de cada pessoa.
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