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 (Carlos Rossi - Automóvel)
 
 
 Automóvel de Rally –   Para poder economizar combustível é necessário antes de mais nada que um carro seja leve: quanto menor for o peso a deslocar, menos combustível terá que ser queimado. Por isso, muitos componentes passaram a serem feitos de materiais leves, como o alumínio substituindo o aço e os plásticos substituindo metais em geral. A forma de carroceria também é importante, as que encontram maior resistência do ar provocam maior consumo. As superfícies em ângulo reto vem sendo substituídas por formas aerodinâmicas. O Renaut Turbo tem um motor alimentado por um turbocompressor de 1.397 cm cúbicos, 900 quilos de peso e velocidade máxima superior a 200 km/h. É destinado a competições do tipo Raly, com câmbio de 5 marchas e 4 freios a disco. O motor localiza-se quase no centro do veículo e por isso há apenas 2 lugares, o estepe é colocado no porta-malas á frente. A ignição é transistorizada; a injeção é eletrônica e a tração é traseira. As rodas são largas e feitas de liga leve; os 2 tanques de 93 litros ficam sob os assentos. O painel é com instrumentos sofisticados, pára-lamas de poliéster e portas e teto de alumínio. 
 
 
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