Como abordar um pecador
(T L Osborn)
Como Abordar um Pecador Introdução: A tradição limita seu ministério aos pecadores que vão até à igreja. A tradição sustenta que a pessoa deve ser uma Bíblia ambulante se quiser testemunhar corretamente. Noventa por cento dos não convertidos somente poderão ser evangelizados se o Evangelho for levado para fora do santuário.
Abordagem para a conquista das almas: O testemunhar é uma simples conversa entre um cristão e uma pessoa perdida, no tocante ao plano da salvação – Qualquer leigo pode fazê-lo. Técnica de abordar o assunto: Converse sem despertar oposição; Conduzir sabiamente o pecador à Salvação, mediante uma seqüência de perguntas que irá terminar com uma oração inicial e depois com uma outra, de entrega.
Frases de abordagem: 1)Você já pensou muito sobre assuntos espirituais? Faça a pergunta de modo natural e descontaída, numa linguagem do modo que lhe pareça mais espontâneo.Desenvolva a conversa e já pense na próxima pergunta. Resposta:”Oh acho que sim, não tanto quanto deveríamos”.Não interrompa sua resposta.. Deixe-o falar. Escute. Avalie-o. Fique sabendo como ele pensa. Importante: Seja qual for a resposta dele, passe para a pergunta seguinte. Oriente com segurança a conversa.2)Qual é a maior necessidade espiritual do homem, segundo você pensa? É possível que ele fale da necessidade de salvação...Já abriu a porta. Resposta: “oh não sei; freqüentar a igreja e crer em Deus, eu penso”.Seja qual for a sua resposta, passe, para a sua próxima pergunta de abordagem.
3)Você sabe que Deus nos diz que a maior necessidade espiritual do homem é uma experiência genuína da salvação. Você já pensou a respeito da sua própria necessidade da salvação? Aqui você terá o segredo da sua condição religiosa. Demonstre interesse no que ele falar. Passe, então para a quarta pergunta. 4)O que você acha que uma pessoa precisa fazer para ser salva? A pergunta mais vital de todas. Resposta: A maioria das pessoas não-salvas apresentará uma das respostas do tipo: “faça você mesmo”; “sempre fazer o melhor que puder, pagar suas dívidas; frequentar a igreja; ser batizado, e orar”. Estamos descobrindo se o entrevistado está ou não salvo, sem ele tomar consciência disso.Se você lhe perguntasse diretamente:”Você está salvo?”ou “ você é crente?”, ele poderia responder que SIM, e então você não poderia fazer-lhe perguntas a respeito da sua experiência sem arriscar uma discussão. Uma vez que se desenvolve algum conflito na conversa, você pode vencer na discussão mas perder o convertido. Evite as disputas. Permaneça num terreno em que você possa mostrar-se agradável, mas continue orientando a conversa na direção pretendida. 5)Sim, e pode saber que é até mais simples do que isso. Posso mostrar-lhe uns três a quatro versículos aqui na bíblia, sobre o Plano da Salvação. Nota: Alguém pode dizer: “Oh, já li a bíblia”. Diga simplesmente:”Oh, não duvido disso e acho que você não deixou de achá-la interessante. “Note aqui esses versículos”. Agora a porta está aberta para seu testemunho com cinco itens. Não pregue. Tenha em mira a obtenção de uma DECISÃO.
Esboço com cinco itens: 1. A necessidade do homem: Rom 3:23; 2. A penalidade do pecado: Rom 6:23a ; 3. O remédio dado por Cristo: Rom 5:8; 4. A dádiva de Deus aos homens: Rom 6:23b ;5. Como receber: Rom 10:9, 10, 13. Marque esses versículos na margem da sua bíblia; seja conciso no seu testemunho e não faça perguntas. Declare os fatos. Termine sem demora.
Agora é a hora da oração;Diga: “ se você me der licença, eu gostaria de orar com você de modo breve”.Não aguarde a permissão dele. “Curve a cabeça e feche os olhos – e continue falando.” Enquanto oro, gostaria que você fechasse os olhos e curvasse a cabeça juntamente comigo. “O Senhor ama você, e sei que Ele quer abençoar você e seu lar”. Ore agora, citando o nome do entrevistado. Essa oração deve ser breve e bem objetiva.Importante: Não encerre sua oração. Não diga em nome de Jesus, amém. Continue conversando com a cabeça curvada. Diga:” você quer pedir que o Senhor Jesus o salve? Você pode fazê-lo agora mesmo. E só dizer:”Querido Senhor, confesso que sou pecador, e Ele o salvará”. Espere até ele repetir. O entrevistado dirá SIM ou NÃO ao Senhor Jesus. Esteja alerta continue em oração:” Invoco o teu nome. Perdoa todos os meus pecados. Eu creio, morreste em meu lugar. Eu te aceito como meu salvador pessoal. Creio que ressuscitasse entre os mortos. Eu te recebo na minha vida. Creio que tu realmente me salvas agora. Obrigado Jesus pela minha salvação. Ajude-o de várias maneiras: Ele terá confiança em você; Combine com ele para leva-lo à reunião; Encoraje-o a ler a bíblia diariamente; Visite-o ocasionalmente.
BIBLIOGRAFIA Osborn,T. L.. Ajunta-te a esta carruagem. Graça Editorial, Rio de Janeiro - RJ
Resumos Relacionados
- Folha De Sao Paolo
- Clamor De Um Desviado
- Oito Recados De Deus Que Mudara Sua Vida
- Deus Ama Voce Da Maneira Que Voce É
- Nossas Necessidades
|
|