BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Mitos, Lendas ou Realidade?
(Q. Strangel!)

Publicidade
Leviatã!
No Antigo Testamento a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 3:8. Sua descrição na referida passagem é breve. Uma nota explicativa revela uma primeira definição: O Livro de Jó, capítulos 40 e 41, aponta a imagem mais impressionante do Leviatã, descrevendo-o como o maior dos monstros aquáticos. No diálogo entre Deus e Jó, o primeiro procede a uma série de indagações que revelam as características do monstro, tais como “ninguém é bastante ousado para provocá-lo; quem o resistiria face a face? Quem pôde afrontá-lo e sair com vida debaixo de toda a extensão do céu? ....Quem lhe abriu os dois batentes da goela, em que seus dentes fazem reinar o terror?...... Quando se levanta, tremem as ondas do mar, as vagas do mar se afastam. Se uma espada o toca, ela não resiste, nem a lança, nem a azagaia, nem o dardo. Leviatã aparece na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, então na forma de um enorme peixe, uma baleia.


Comparação de tamanho de um humano em relação à baleia azul.

A Baleia Azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho. Como outras baleias-barbatanas, as baleias azuis usam lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar seu alimento (plâncton) da água do mar. A baleia azul é o maior animal já vivo, podendo chegar a ter 30 metros de comprimento e mais de 150 toneladas de peso.
A baleia azul possui uma pequena aleta que é visível apenas num curto período, quando a baleia mergulha. Tal aleta pode produzir jatos de água de até nove metros altura. O seu pulmão pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar.



Behemoth!
Behemoth é o nome de uma criatura fantástica descrita na Bíblia, no Livro de Jó, 40:15-24. No idioma Hebreu é transcrito como ?????, B?h?môth, Behemot, B'hemot; em Árabe ?????? (Bah?m?th) ou ????? (Baham?t).
Sua descrição é tradicionalmente associada de um hipopótamo monstruoso. Os relatos no livro de Jó capítulo 40 (Bíblia) apontam para este grande herbívoro. Esta criatura tem um corpo couraçado e é típica dos desertos. A sua missão é esperar pelo dia em que Deus lhe pedirá para matar o Leviatã, as duas criaturas morrerão no combate, mas o Behemoth será glorificado por cumprir a sua missão.


Um crânio de hipopótamo

Hipopótamo, do grego "hippos potamos" = cavalo da água, é o nome genérico de um mamífero ungulado pertencente à família Hippopotamidae. É um artiodátilo anfíbio, próprio da África, de pele muito grossa e nua, patas e cauda curtas, cabeça muito grande e truncada num focinho largo e arredondado.
Estes animais vivem geralmente próximo de rios, onde passam grande parte do seu tempo imersos. Os hipopótamos são herbívoros e alimentam-se durante a noite da vegetação existente nas margens dos rios que habitam.
Os hipopótamos são preguiçosos em terra, mas ainda podem atingir velocidades de 50 km/h. Na água, eles são graciosos e mostram diversas adaptações em sua existência, na maior parte aquática, inclusive orelhas e narinas que podem se fechar e uma secreção da pele que funciona como protetor solar. A pele dos hipopótamos é muito sensível a queimaduras solares e, para se proteger, segrega uma substância de cor vermelha que ao longe pode ser confundida com sangue.

Kraken!
O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigante que ameaçava os navios na mitologia nórdica. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem braços. O Kraken tinha fama de destruir navios mas só destruía aqueles que poluíam o mar.

O Kraken também é visto na mitologia romana como uma sépia gante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa.
As lulas ou calamares, Kraken são tipos de moluscos marinhos da classe Cephalopoda, subclasse Coleoidea, ordem Teuthida, que inclui subordens, Myopsina e Oegopsina (esta última inclui a espécie Architeuthis dux, a lula-gigante).
Como todos os cefalópodes, caracterizam-se por possuírem cabeça distinta, simetria bilateral e tentáculos com ventosas. Assim como o choco, a lula tem dez tentáculos, dos quais dois se destacam. As lulas têm cromatóforos na sua pele e a capacidade de expelir tinta como resposta a uma ameaça. Sendo coleóides, têm um endoesqueleto que na lula é uma placa única. As lulas movem-se por intermédio de propulsão, ejetando grandes quantidades de água armazenadas na cavidade do manto, através de um sifão de grande mobilidade e capacidade de direcionamento dos jatos. Por esta razão, além de seus corpos altamente hidrodinâmicos, são fortes rivais dos peixes no que se refere à habilidade de natação e manobrabilidade. Na boca, as lulas apresentam a rádula quitinosa que lhes permite triturar alimentos e que é a característica comum a todos os moluscos, exceto Bivalvia e Aplacophora.


Mastigoteuthis flammea


As lulas respiram por duas guelras e têm um sistema circulatório bombeado por um coração principal e dois subsidiários. São animais exclusivamente carnívoros, alimentando-se de peixes e outros vertebrados, que capturam através dos tentáculos.
A maioria das lulas não tem mais que 60 cm de comprimento, mas já foram identificadas lulas-colossais com 14 metros (já foi identificada uma lula com 450 kg). Estas são os maiores invertebrados do mundo.
Dragões!
Dragões ou dragos (do grego drákon, ??????) são criaturas presentes na mitologia dos mais diversos povos e civilizações. São representados como animais de grandes dimensões, normalmente de aspecto reptiliano (semelhantes a imensos lagartos ou serpentes)
Apesar de serem presença comum no folclore de povos tão distantes como chineses ou europeus, os dragões assumem, em cada cultura, uma função e uma simbologia diferentes, podendo ser fontes sobrenaturais de sabedoria e força, ou simplesmente feras destruidoras.
porém existe um réptil chamado dragão-de-komodo que possui feições parecidas com os dragões da cultura européia

Descrição
Robusto e com aparência de dinossauro, pode medir até 3,5 m de comprimento e pesar até 125 kg. A cor de sua pele é cinzenta e marrom. A sua dieta baseia-se em porcos selvagens (javalis), cabras, veados, búfalos, cavalos, macacos, dragões-de-Komodo menores, insectos e até pessoas. Também se alimenta de carniça de animais, e com o seu faro pode localizar uma carcaça de animal a quilômetros de distância, sendo capaz de devorá-la por completo.
Cada uma das quatro patas do dragão-de-Komodo possui cinco garras. No interior de sua mandíbula habitam bactérias letais, sendo que os animais que conseguem escapar de suas garras acabam morrendo por infecções.
Para se alimentar de animais vivos, o dragão derruba a sua vítima com a sua cauda e depois corta-o em pedaços com os dentes. Quando o animal é grande como um búfalo, o dragão ataca-o sorrateiramente com uma mordida e espera o animal morrer pela infecção produzida pelas bactérias. O lagarto segue a vítima durante algum tempo até que a infecção se encarrega de prostrá-la, quando é então calmamente devorada. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas. Essa sua forma de caça é um primor de estratégia mesclada com infinita paciência.

São ovíparos, colocando de quinze a trinta e cinco ovos na areia por fêmea no fim da estação das chuvas. Os ovos se abrem depois de seis a oito semanas. Ao nascer, os pequenos dragões têm de 20 a 25 centímetros de comprimento. Vivem, em média, cinqüenta anos.
Nas ilhas onde são encontrados, os dragões-de-Komodo



Resumos Relacionados


- Animais

- O Dragão De Komodo

- Baleia, Os Vinte Minutos De Paz

- Polvo O Assaltante Dos Mares

- Curiosidades Do Mundo Animal



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia