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Estudo de Casos - IBM
(Desconhecidos)

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A IBM, uma das maiores empresas do setor de informática, que sempre esteve no topo da liderança, viu está liderança cair no final da década de 90, ficando em situação difícil. Preocupados com o futuro da empresa, os Gestores deram início ao processo de reformulação para atingir metas e voltar a ocupar lugar de destaque no setor. Para isso acontecer os Gestores focalizaram três segmentos de suma importância dentro da empresa: Liderança, cultura e aprendizado. Só assim foi possível atingir as metas e objetivos da empresa e principalmente atender o bem mais importante da empresa-. O cliente. O primeiro passo a ser focado foi o cliente e a partir dos dados obtidos, foi possível traçar o Mapa e trazer para dentro da empresa as mudanças que deveriam ser feitas para alcançar os desejos dos clientes. Já existia na empresa um sistema de aprendizado, mas coordenado de maneira incorreta, pois o envolvimento não atingia todos os setores da empresa e não era visto como um empreendimento de sucesso pelos próprios funcionários. Então a primeira maneira era “melhorar” este sistema já existente, então como processar este melhoramento? Surge um segundo foco importante: a Liderança. Descobrir dentro da empresa, uma pessoa que tivesse profundo conhecimento e “passe livre” pelos setores da empresa, capaz de entender as estratégias já existentes e operar a introdução de novas estratégias, entre a novas estratégias podemos citar a descobertas de novos talentos, mudança de cultura e clima.. Estando como uma liderança segura e uma estratégia que envolvesse a todos foi possível então criar o Planejamento Estratégico. Este plano foi divido em cinco fases, todos direcionados basicamente para: identificar,priorizar e compreender metas; soluções, negócios e principalmente manter os níveis de conhecimento e aprendizado. Além disso, as fases permitiam aos empregados que tivessem uma visão estruturada e compartilhada, permitindo aos mesmos perceberem como as suas atividades contribuam para realização da estratégia global; a percepção do feedback, que por meio da análise de dados possibilitava testar as hipóteses sobre estratégia, e o processo de busca de soluções em equipe, capaz de adaptar a estratégia ás contingências do mercado. Não podemos de esquecer que o plano também prévia um item básico que não pode faltar para um empreendimento dá certo: Comunicação. Esta deve alcançar todos os setores envolvidos de forma coerente e compreensiva. Então podemos observar que a partir de um dado externo: cliente, A IBM criou um sistema capaz de não só atender ao anseios de seus clientes (qualidade, preço, prazo..ect), mas também conseguiu atender aos seus objetivos internos (humanos, financeiros, satisfação interna..etc). Utilizando-se de Liderança, Estratégia, Comunicação, Plano de Aprendizado, a IBM deu a volta por cima e voltou a ocupar lugar de destaque em seu segmento. destaque na liderança mundial. O Balanced Scorecard, é uma metodologia criada pelos professores Robert Kaplan e David Norton, em 1922. Esta metodologia pode ser utilizada na gestão de negócios, serviços e infra-estrutura, visando o suporte de informações para apoio de soluções de problemas gerenciais e identificação de indicadores que influem nas gerencias. Podemos citar os seus principais passos: definição de estratégia, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão de qualidade. Analisando o Mapa Estratégico da IBM e de acordo com o conceito de Balance Scorecard podemos criar os seguintes indicadores: Clientes – lealdade dos clientes; pontualidade das entregas, satisfação...etc Aprendizado e Crescimento – capacidade dos funcionários, aproveitamento de novos talentos, satisfação, remuneração, alocação de recursos..etc. Processos Internos – qualidade dos processos, ciclo dos processos...etc. Financeiro – resultados, fluxo de caixa..etc Produto – qualidade, aceitação no mercado...etc.



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