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Mega Arquivo - Automóvel
(Carlos Rossi; Conhecer)

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Indústria Automobilística – Conhecendo a linha de Montagem
O processo é praticamente automático, o que economiza mão de obra. Grandes prensas estampam as chapas de aço. São produzidos vários elementos que formam a carroceria. É feita então a soldagem final dos elementos completando a carroceria. A pintura é por imersão. É uma fase complexa, que compreende um tratamento anticorrosivo, uma pintura protetora e a aplicação da tinta superficial com processos especiais. Depois há uma passagem em túnel para secagem e cozimento da tinta superficial. Inicia-se a seguir a montagem dos comandos e a instrumentação interna, sistema elétrico e etc , completando a carroceria que é então enviada por transporte aéreo para a seção de produção e testes de motor e outros componentes mecânicos. Agora acopla-se a carroceria ás partes mecânicas e dá-se o acabamento no automóvel com rodas e tapeçaria interna. São feitas as últimas montagens , controles e provas de linha antes de ser submetido a provas de pista. O motor diesel, que hoje está sendo hoje cada vez mais empregado em automóveis em vários países, especialmente taxis em Portugal, por ex. ( quem disse que português é burro?), entretanto, o motor diesel não ameaça o motor a gasolina porque é barulhento, menos potente que um a gasolina de mesma cilindrada e emite gás de odor desagradável, além de ser derivado de petróleo. No Brasil o uso é praticamente restrito a ônibus, caminhões e locomotivas; o combustível alternativo de maior esperança ainda é o álcool.



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