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(Carlos Rossi)
Supercondutor no transporte Nos EUA, em apenas um ano foram gastos 38 milhões de dólares em pesquisas na área . O trem Balamaglev, no Japão, sem atrito da roda com os trilhos , o gasto de combustível é mínimo e sua velocidade pode chegar a 524 km/h, proeza alcançada desde 1979. O super trem opera com 8 magnetos em cada vagão. Seus trilhos são milhares de bolinhas enfileiradas no leito de uma ferrovia de 8 km, onde é testado. Com a repulsão magnética, é mantido no ar cerca de 10 cm de altura. Só usa rodas para pousar e decolar, como os aviões. Nos aceleradores de partículas, a força dos eletroímãs impulsiona fragmentos de átomos a altíssimas velocidade e os obrigam a se chocar violentamente entre si. Estudando restos das colisões esperam descobrir como o átomo é construído por dentro. Quando não há calor, os átomos realizam uma espécie de balé altamente coordenado, que acaba levando a supercondução. A teoria demorou 45 anos para ser formulada desde a sua descoberta em 1911. Divide-se uma laranja ao meio e depois novamente uma de suas metades, se a operação for repetida apenas 38 vezes, será possível chagar aos seus átomos, que são mais de 100 milhões de vezes menores que um metro. Nada de novo havia surgido até que o pioneiríssimo dos suíços levasse a sua cerâmica, abrindo fronteira inesperada para onde a pesquisa pura poderá agora avançar?
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