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Aviação (Mega Arquivo)
(Carlos Rossi; Conhecer)

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Aviões e helicópteros
Princípios de Vôo – Tal como um pássaro, só se mantém no ar e voa porque tem asas. Mas não serve qualquer asa . O perfil deve ser o de uma asa que seja capaz de produzir sustentação, ou seja impulso para o alto, que a certa velocidade sustenta o aparelho. Quatro forças diferentes atuam sobre um avião : o empuxo ou tração, a sustentação, o peso e a resistência aerodinâmica. Mas , para que voe é necessário que a sustentação prevaleça sobre o peso e que o empuxo vença a resistência. Esse conjunto de circunstâncias se verifica quando a aeronave adquire determinada velocidade. Supunha-se que o avião só permanecesse no ar por ser sustentado pelo impulso do ar embaixo das asas. Mas não é bem assim. O bordo dianteiro é arredondado ( bordo de ataque), o traseiro é afilado, ( bordo de fuga). Devido a esse formato, o ar que passa sobre a fuselagem de um avião em movimento percorre uma distância maior e, portanto deve deslizar velozmente para acompanhar o ar que se desloca ao longo da parte inferior. O ar mais veloz torna-se mais rarefeito, exercendo pressão inferior a pressão do ar que desliza sobre a asa, criando uma espécie de zona de aspiração, capaz de atrair a asa para o alto: tal impulso que sustenta e mantém o aparelho no ar é chamado de portância. Comandos __ Possui o manete ou manche ou volante e a pedaleira. O manete eqüivale ao pedal de aceleração de um automóvel e regula a alimentação do motor, fazendo-o desenvolver maior ou menor potência. Para decolar o piloto tem que injetar gás e aumentar com a velocidade a força ascensional ou sustentação do aparelho. O manche comanda os Aierlons e os estabilizadores. Quando deslocado lateralmente, faz gira-los, um para o alto e outro para baixo. Eles regulam a sustentação da asa fazendo com que o avião incline de lado e vire. Quando movimentado para frente e para trás o manche faz rodar os estabilizadores para cima ou para baixo: uma rotação para o alto diminui a sustentação e a aeronave sobe, uma rotação para baixo aumenta a sustentação e o aparelho entra em picada ( desce). A pedaleira comanda o leme , girando-o lateralmente. Propulsão __ Pode ser propelido por motores a pistão, que acionam hélices, ou motores a jato, equipados de compressor e turbina. Em qualquer dos casos o avião se mantém no ar pelo princípio de ação e reação descoberto por Isaac Newton. A ação exercida pela hélice empurra para trás uma massa de ar , ocasionando determinada aceleração : essa força exercida sobre o ar , corresponde por reação, uma força aplicada em sentido contrário, ou seja um empuxo, recebido pela massa da aeronave. Com o motor a jato, a ação é exercida por uma turbina a gás que expele violentamente pelo tubo de descarga , massa de ar e gás de combustão que proporciona forte aceleração. Por reação, sua massa recebe um impulso em sentido contrário.



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