Hyakushiki Shitei
(E.R. Hickel)
Caça pesado de altitude monoposto Ki.46 Shitei
III de 1945. As constantes incursões das B-29 sobre solo japonês,
aliada as perdas cada vez mais catastróficas de aeronaves e pilotos
de combate para os aliados, exigiram das autoridades japonesas medidas
emergenciais para defesa do espaço aéreo. Uma destas medidas
era a conversão de outros tipos de aeronaves excedentes para a
função caça. O Shitei III era pois a conversão
da aeronave de reconhecimento Ki.46-III Dinah em caça de defesa
aérea anti-B-29, mediante a instalação de dois canhões
Ho-5 de 20 mm disparando adiante e um canhão Ho-204 de 37 mm disparando
acima, em ângulo de 70°, a partir do topo mediano da fuselagem.
O nome completo da aeronave, em japonês (caracteres ocidentais)
era: Hyakushiki San-Gata Shireibu Teisatsuki Kaizoh Bohkuh Sentohki, cujo
equivalente em português seria: aeronave do esquadrão de
reconhecimento tipo 100, modelo 3, modificada para caça de defesa
aérea. O código de projeto desta versão caça
era Ki-46-III Otsu + Hei. Fontes nipônicas relatam que 15 aeronaves
foram assim modificadas para o exército, no entanto, a versão
realmente modificada foi a Ki-46-III Otsu, sendo 55 unidades convertidas
pelo próprio exército e 20 na fábrica da Mitsubishi.
"Dinah" era o codnome aliado para o Ki.46, versão de
reconhecimento. A versão caça não chegou a receber
codnome específico e é provável que os aliados só
tenham vindo a saber desta conversão para defesa aérea após
o término do conflito. O modelo Ki.46-Shitei-III-Kai tinha dois motores Mitsubishi Ha.112-2 com 1.500HP de
potência cada. A envergadura era de 14,70m e o comprimento de 10,90m.
Suportava peso máximo de decolagem de 6.500Kg; atingia a velocidade
máxima de 630Km/h, com alcance de 4.000Km e teto
de 10.500m. A aeronave estava
armada com dois canhões de 20mm e outro de 37mm.
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