www.nestle.com.br
()
Ricardo Gonçalves assumiu a empresa Nestlé do Brasil durante o período de setembro/97 a dezembro/99, nesse ínterim muitos foram os desafios enfrentados por ele para resolver uma série de problemas que a companhia vinha enfrentando devido a crise do mercado brasileiro.
Em 1994, o Brasil ainda sofria com a hiperinflação que limitava a competição no mercado, com o Plano Real e a abertura do mercado às importações a situação mudou radicalmente para as empresas que estavam consolidadas. Os consumidores passaram a buscar pelo preço, muito mais do que pela marca, abrindo mão até da perda da qualidade para conseguir ofertas mais em conta para o seu orçamento. Desta foram a Nestlé, que sempre foi uma das lideres começou a perder mercado para marcas menores e muitas vezes até desconhecidas.
Essas empresas menores se tornaram concorrentes fortes por atacarem nichos determinados de mercado. Os concorrentes agora se tornaram muitos e a estratégia deveria ser diferente para cada um. O preço também foi uma vantagem utilizada pelas novas concorrentes para conquistar fatias do mercado da Nestlé que se viu obrigada e reformulara muitas de suas políticas para reduzir os custos e isso exigem a implementação de muitas mudanças estruturais e nos métodos de produção, vendas e distribuição.A Nestlé no Brasil tinha lugar garantido em todos os lares, pois era sinônimo de confiança, mas teve uma perda no seu principal mercado como várias outras empresas.
Foi nesse contexto que assumiu a presidência da empresa, o Sr. Ricardo Gonçalves e teve como seus principais desafios: Eliminar barreiras internas dentro da própria organização, pois a Nestlé operava com quatro divisões dirigentes e entender o novo consumidor brasileiro buscando a equação ideal entre qualidade preço.
Suas propostas foram: Manter as divisões originais, mas fazer com que elas trabalhem integradas, investir em produção e marketing focados em áreas estratégicas, implementar novidades nas linhas-chave além de ampliar a sua participação em novos mercados e dar mais atenção ao mercado de varejo.
Implementar essas metas desde o início se tornou um desafio principalmente pela rígida estrutura que a Nestlé tinha, tradicionalista, defensor de status quo, paternalista, estruturas rígidas, de movimento lentos, avessa aos riscos, pouco agressiva e perdendo mercado. Desde logo, Ricardo passou a almoçar com clientes varejistas, aboliu barreiras que separavam a sua figura dos resto da empresa para tornar a comunicação mais dinâmica, tornou-se implacável na cobrança com compromissos assumidos, inovando sempre, chegando a lançar 95 novos produtos em 1999 e criou um sistema de Unidades de negócio paralelo as divisões existentes para atacarem as principais concorrentes.
Mesmo com a implementação de tudo isso o resultado foi bom, mas não o desejado.
Resumos Relacionados
- Alta Qualidade Em Sandálias Melissas Nas Lojas E Revendedoras
- Preços E Mercados(continuaçao)
- Precificação
- Estratégia Competitiva
- O Marketing Hoje
|
|