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A arte do budismo
(Ven. Mestre Chin Kung)

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A maioria das pessoas acredita que
uma religião avançada venera apenas um deus. Elas não entendem que o
budismo não é uma religião, que nós não adoramos imagens de budas e bodisatvas,
mas, sim, as vemos como ajudas nos ensinamentos que nos ajudam a compreender os
diferentes métodos de cultivo.

Um só método é suficiente para representar todos os fenômenos do nosso mundo
então, o budismo usa muitos tipos de trabalhos artísticos para representá-los.
Uma vez que compreendamos o significado educacional da arte budista,
naturalmente geramos admiração e apreciação.
Todos os budas simbolizam nossa natureza virtuosa. Todos os bodisatvas e arhats
simbolizam a virtude da prática. Sem a virtude da prática, a virtude inata não
pode ser revelada. Esta relação complementar é o motivo pelo qual o
índice do Buda inclui as imagens tanto dos budas quanto as dos bodisatvas.

Por que existem dois bodisatvas para representar o esforço?
As infinitas e inumeráveis formas e esforços são divididos em duas
categorias; sabedoria e prática ou compreensão e conduta. A prática corresponde
à compreensão.
Compreensão é o princípio e a prática é o esforço. Quando vemos uma estátua do
buda Shakyamuni, normalmente Ananda e Kasyapa, dois grande arahats estão de
cada lado dele. Buda Shakyamuni representa nossa natureza original. Ananda que
é mais conhecido pela audição, representa a compreensão e a sabedoria. Kasyapa,
que é mais conhecido pelo ascetismo, representa a prática.



O budismo Terra Pura vê o Buda
Amitaba como a natureza original com Quan Yin Bodisatva representando a compaixão
e a prática e o bodisatva da Grande Força representando Sabedoria e compreensão.
Devido a estes profundos significados, não pode haver dois ou mais Budas nem três
ou mais Bodisatvas.



Cada Buda representa uma parte da
natureza virtuosa. Cada parte dela é perfeita e, assim, "Um é todo, todo é
um". Cada nome ilustra as virtudes. Por exemplo, "Shakya" significa
bondade, ensinando-nos que devemos tratar os outros com bondade e compaixão. "Muni" significa quietude e pureza. O significado
total de Shakyamuni nos ensina a nos comportar frente aos outros com bondade e
compaixão, a nos esforçar pela pureza da mente para nós mesmos. Este é o
significado de Shakyamuni e é inato à nossa natureza original.



Amituofo é uma transliteração sânscrita..
"Amituo" significa Infinito. "Fo" significa Buda. O que é
Infinito? Tudo, infinita sabedoria, habilidade, vida, etc. Mas, de todos os
infinitos, a vida infinita é o mais importante porque sem ela, todos os
infinitos são inúteis. Com ela, podemos desfrutar de todos os infinitos.



Como podemos alcançar estes
infinitos?

O infinito não é nada mais do que nossa "própria natureza,
nossa verdadeira natureza original. O Sexto patriarca do Zen, Mestre Hui-Neng
disse, "Própria natureza é inata; da própria natureza surgem todos os fenômenos
do universo Em outras palavras, significa infinidade.Que método usamos para obter o infinito?Praticamos os ensinamentos do Bodisatva Guan Yin e do Bodisatva da Grande Força. Os antigos nos ensinam a ser compassivos; os mais recentes nos ensinam a concentração da mente-única do Buda Amitaba. O Bodisatva da Grande Força nos ensinaou "Concentrem-se unicamente no Buda Amitaba sem cessar, sem intermediar com outros métodos e, deste modo, certamente alcançaremos a sabedoria e a iluminação".Acrescentando a isso está o meio compassivo do Bodisatva Guan Yin. Portando com compaixão em direção aos outros e cantando somente "Namo Amituofo" nos habilitará a desfrutar da vida infinita. Deste modo, desenvolveremos nossa natureza virtuosa e descobriremos nosso infinitos méritos e virtudes. Assim, quando prestarmos respeito às imagens dos Budas e Bodisatvas, precisamos entender que cada um representa um modo de cultivo e de verdade do universo.



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