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Leda
(Roberto Pompeu de Toledo)

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A história de Leda é fascinante e prende o leitor desde o início com um romance que às vezes parece uma obra de suspense, já que a tensão é mantida do início ao fim graças à objetividade com que Roberto Pompeu de Toledo constrói sua narrativa povoada de situações inusitadas.
No centro da história está Adolfo Lemoleme, um professor de literatura de um hipotético país latino-americano, apaixonado pela obra do conterrâneo e famoso Bernardo Dopolobo. E se propõe a escrever sua biografia. Autor de um romance kafkiano com título em esperanto, Dopolobo não só aceita a idéia como acaba
colaborando com o projeto.
Ao fim de sete anos de obstinado trabalho, Lemoleme consegue reunir mais material do que comportaria num único volume e decide publicar a biografia em duas partes. A primeira delas torna-se um sucesso instantâneo de vendas e crí­tica, ameaçando sombrear, em certo momento, o próprio biografado. Este, por seu turno, espanta-se ao ler e perceber que o biógrafo parece conhecer sua vida bem mais do que ele próprio conhece.
Vencido o estranhamento inicial e um período em que passa a evitar Lemoleme, Dopolobo descobre ter este se apropriado de uma passagem importante de sua vida, revelando-a publicamente como se tivesse acontecido com ele, Lemoleme. A vingança de Dopolobo a esse roubo, que ele se vê impedido de simplesmente denunciar, vem numa estranha e inspiradíssima solução: A Catedral Invertida, seu novo livro, traz justo uma biografia de Adolfo Lemoleme.
A essa biografia nem um pouco inocente, segue-se a segunda parte da de Lemo­leme, com novos e sempre interessantes desdobramentos. O duelo através das biografias é o grande achado de Leda. Vaidade, inveja e disputa são as palavras-chave da motivação dos protagonistas. Não convém revelar mais para não atra­palhar a leitura.

Vale dizer ainda que a personagem Leda não protagoniza o livro que seu próprio nome intitula. Sua participação na história é das mais dis­cretas. Mas Leda simboliza na trama o ponto sempre nebuloso onde ficção e realidade se entrecruzam, o que, no fundo, é o mote do romance.



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