Áudio – Do sinal á gravação estéreo
(Carlos Rossi)
A gravação sonora é realizada por intermédiode microfones, dispositivos que transformam energia mecânica ( As vibrações do ar do sinal sonoro ) em energia elétrica, obtendo movimento por um imã em um campo elétrico ou pela variação de capacitância de um capacitor embutido no invólucro do microfone. O sinal elétrico é assim obtido e enviado a um gravador que possui numerosas pistas ( até 32 ). Quanto maior a quantidade de pistas utilizadas, melhor a distribuição dos vários sinais sonoros. Tal recurso é importante para a gravação de peças musicais executadas por muitos instrumentos diversos e especialmente quando a gravação é estéreo, cujos efeitos dependem da distribuição dos diferentes instrumentos pelo espaço do estúdio. A fita magnética original obtida era então transformada em disco de vinil, fita de rolo e k7. Para fabricar as fitas pré gravadas, já em desuso, bastava transferir a gravação do programa, para fitas de menor tamanho e com velocidades diferentes. Nos casos do vinis a operação é mais complicada: Iniciava-se com a gravação de sinais mecânicos em uma chapa de matéria plástica, geralmente acetato de polietileno. Os sinais elétricos provenientes de 2 canais gravados com fita magnética master, resultante da mixagem dos diversos canais originais, fazem vibrar um agulha cujos movimentos laterais e verticais vão deixando um suco irregular inscrito na chapa. No processo de reprodução, percorre-se um caminho de certo modo inverso. A agulha de leitura de um toca vinil ( hoje raro), move-se lateralmente e verticalmente ao percorrer o sulco, cuja variação de forma corresponde as variações do sinal que lhe deu origem ( sistema analógico). Esse movimento é transmitido a um imã que se pode deslocar dentro de um campo elétrico: o sinal de variação desse campo é enviado a um amplificador e, depois elaborado e convenientemente amplificado, move os alto-falantes. Também nesse processo de reprodução ocorre transformação da energia mecânica em elétrica ( da agulha para o cabeçote ) e vice versa ( do amplificador para os alto-falantes ).
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