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Como fazer uma Comunidade de Prática voar?
por Diane Le Moult tradução de Ana Neves

Maio, 2003
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Gostava de partilhar convosco algumas ideias que desenvolvemos na Siemens de forma a fazer uma Comunidade de Prática (Community of Practice - CoP) "voar".
Primeiro, identificámos dez itens para criar uma comunidade de prática bem sucedida. Há dez questões a colocar antes de iniciar uma CoP:
1. Qual o resultado que deseja atingir? As comunidades não são um fim em si mesmas mas podem ser meios muito eficazes para alguns fins. Por isso, pense bem nos objectivos da sua comunidade - eles são a base para os próximos passos. Que impacto (financeiro) deve a comunidade ter no negócio?
Eis uma lista de potenciais benefícios produzidos por uma CoP: - soluções para problemas quotidianos; - transferência de práticas bem sucedidas; - colaboração de peritos; - aprendizagem mais rápida, alto nível de conhecimento; - identificação de peritos; - criação de conhecimento novo; - coordenação de actividades e projectos que envolvam múltiplos departamentos; - sinergia; e, - independência de barreiras temporais e espaciais.
2. Porque quer começar uma comunidade? - O que falta no seu fluxo actual de trabalho / informação? - Tem alguma tarefa importante para o negócio? - Há alguma necessidade de permanentemente refrescar esse conhecimento?
Se já se encontrou nalguma das seguintes situações, pensamos que uma comunidade o pode ajudar: - modera uma comunidade virtual e necessita de um espaço adequado para colaboração eficaz; - trabalha numa área especial e precisa de expert input; - tem problemas em manter vivo o conhecimento experimental; - tem ideias inovadoras numa área e não consegue acreditar que seja o único; - quer abordar um tópico de grande importância futura e pensa que ainda há muito trabalho cerebral a fazer; e/ou, - tudo funciona muito devagar ou, ainda pior, nada parece funcionar.
3. Já existe alguma comunidade que se debruce sobre o mesmo tópico? - Investigue a paisagem das CoPs.. - Investigue outras CoPs com tópicos semelhantes (talvez pudesse associar-se ou criar uma sub-CoP). - Contacte potenciais membros-chave.
Mais...
Não deixe de ler duas entrevistas sobre comunidades de prática: com Nancy White e Etienne Wenger.

4. Está disposto a investir tempo e dinheiro? - Dependendo dos parâmetros da comunidade, deveria investir pelo menos 50% do seu tempo a fazer uma comunidade voar. - Não deve poupar nas áreas erradas (treino, consultoria, desenvolvimento de confiança, etc.). - Os factores de custo e/ou tempo são: sistema de gestão de conhecimento, consultoria inicial, workshops, reuniões da comunidade, estrutura e gestão do conteúdo, moderação, motivação, treino, construção de identidade (layout, logotipo).
5. Qual é o seu tópico e o seu âmbito? - O núcleo de uma CoP é o interesse comum e os tópicos comuns. - Defina exactamente o seu tópico e comunique-o. - Assegure-se da importância e relevância do tópico. - Defina o âmbito suficientemente reduzido para interessar à maioria dos membros e suficientemente grande para permitir novas ideias. - Envolva membros nucleares para definir o âmbito. - Deixe que o âmbito se altere com o tempo.
6. Conhece potenciais membros suficientes? Uma comunidade só é interessante quando suficientes pessoas participam activamente. É necessário identificar a massa critica, que difere. Pode ser expressa no número de participantes ou, melhor ainda, na frequência de contribuições valiosas. Uma pista: Envolva pelo menos 5-10 pessoas e assegure pelo menos uma contribuição valiosa por dia. (Nota: O valor é relativo. Anunciar uma maquina de café pode ser mais importante para os membros do que uma complexa análise de mercado.)
7. Tem capacidade de oferecer conteúdo cativante? - Lembre-se do problema da massa crítica: no início, precisa de pelo menos uma contribuição interessante para os membros por dia. - Mantenha a simplicidade: envolva a sua equipa para alimentar a comunidade com tópicos de interesse (reuniões, ofertas de formação, etc.) Confie no factor "diversão": votações e passatempos podem ser motivantes e reduzir a ansiedade, especialmente no início (Imagine uma festa de salão: quem vai ser o primeiro a pisar a pista de dança? Ninguém pode rir deles: só com eles.) - O conteúdo tem de oferecer aos membros benefícios rápidos e directos. - Aproveite os fornecedores de conteúdo profissional. Por exemplo, notícias, pesquisa de alta qualidade, interesse geral (novos membros, máquina de café, reuniões), fofoca. - Pode garantir a qualidade do conteúdo?
8. Quais os benefícios para os membros? Os membros investem tempo e energia numa CoP. Por isso querem ver benefícios. Os possíveis benefícios são: - conseguem informação exclusiva ou mais rapidamente; - aprendem coisas e preparam-se para futuros trabalhos; - facilita-lhes a vida; - estão envolvidos nalguma "coisa importante"; - tornam-se membros de algo parecido com um clube de acesso restrito; - melhoram o seu CV e aceleram as suas carreiras; - criam uma boa reputação como peritos; - conhecem pessoas interessantes e alargam a sua rede pessoal de conhecimentos; - divertem-se; e, - podem receber incentivos.
9. Como vai gerir a sua comunidade? - Defina as actividades e as funções dos membros. As funções básicas são: patrocinador, moderador, suporte, e membro. - Prepare-se para recrutar novos membros à pressa, mas prefira a qualidade à quantidade. - Deixe a comunidade evoluir.
10. Pode garantir suporte da gestão? - Pode? - Quem vai pagar? - Quem vai apoiar a sua CoP e porquê?




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