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Livro PDTIC - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Elaboração de Projeto Básico,
(Claudio Firmo Rodrigues; Célia Cristina Vicente; Marco)

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Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação




Muitas organizações públicas e privadas têm suas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação muito pouco valorizadas. Geralmente, iniciam a utilização de seus recursos tecnológicos de forma natural, com nível de planejamento bastante precário.
Neste cenário, é comum encontrarmos um único responsável pela informatização, utilização de computadores com sistemas isolados e a pouca ou nenhuma atenção para uma avaliação mais criteriosa em relação a prioridades, metas, recursos disponíveis, custos, tempo de desenvolvimento e plano de expansão.
Como conseqüências negativas deste cenário, vivenciamos as seguintes situações:
• Descontinuidade de projetos por mudanças constantes de prioridades e objetivos, ou por necessidade de atender situações emergenciais, principalmente as que surgem de decisões isoladas dos gestores.
• Mau dimensionamento de recursos computacionais e humanos para a unidade de tecnologia da informação.
• Sistemas de informação implantados sem as conformidades adequadas quanto às funcionalidades, gerando mais problemas do que soluções.
• Desmotivação dos profissionais envolvidos no processo e dos dirigentes municipais, que muitas vezes decidem reduzir os investimentos em tecnologia.
Para que se consiga uma inversão destes cenários, devemos aliar as diretrizes estratégicas municipais e a inteligência organizacional ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC.
O que é o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação – PDTIC
A informação, num ambiente globalizado, é condicionante para o sucesso das organizações, traduzindo-se numa ferramenta estratégica de alto valor agregado, quando permite, aos gestores, estarem constantemente informados sobre os cenários externos; e consolidam, em qualquer tempo, todas as variáveis importantes para a tomada de decisão.
Neste sentido, analisar o contexto organizacional, sua cultura, regras, políticas, normas de conduta, e os recursos humanos envolvidos em toda esta estrutura, é fator fundamental para traçar as diretrizes de implantação das Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação.
As Tecnologias de Informática e Comunicação e os Sistemas de Informação e do Conhecimento devem, então, permear todos os níveis organizacionais (tático/operacional, gerencial e estratégico) para refletir, sob a forma de processos totalmente integrados, as atividades executadas em cada uma das funções municipais.
Posto desta forma, a implantação de Tecnologias da Informação e Comunicação quando considerados apenas sob a ótica departamental ou mesmo apenas nos níveis tático-operacionais não refletirão as necessidades estratégicas, tornando inócuos todos os esforços despendidos pela Unidade de TIC.
Tradicionalmente, porém, esse é o enfoque dado para a maioria dos projetos desenvolvidos nas organizações: departamental, tático-operacional.
Se situarmos, então, a maioria das organizações neste contexto, onde a Tecnologia da Informação e Comunicação não é o “negócio principal”, mas apenas um ferramental de trabalho, e se nos depararmos com as Unidades de TIC, atuando com este posicionamento matricial fraco, veremos esforços imensuráveis na implantação dos recursos tecnológicos, tornando impossível a Gestão da Informação com finalidades estratégicas.
O primeiro passo, portanto, para mudar este cenário em que se encontram a maioria das organizações, é promover um reposicionamento da Unidade de TIC no contexto organizacional, difundindo amplamente, em todos os níveis, a importância que as Tecnologias da Informação e Comunicação têm para o aumento da efetividade do desempenho de cada função municipal.
Passo seguinte é promover o alinhamento estratégico do município. O Planejamento Estratégico Municipal deve conter, em seu modelo conceitual, podemos dizer assim, todos os demais planos estratégicos das funções municipais. Isto é, deve estar subsidiado/ancoradopelos demais planos diretores.
Assim, o Pano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação deve ser um plano proposto para alinhar os demais planos estratégicos, consolidando o Planejamento Estratégico Municipal, pois subsidiará grande parte das ações propostas nos demais planos estratégicos.
Um Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação é, portanto, um plano que avalia a situação atual e projeta as necessidades de tecnologia da informação e comunicação do município e recomenda o processo mais adequado para realizá-lo. É composto por uma seqüência de processos inter-relacionados, definidos para a determinação dos objetivos e metas a serem atingidos com o emprego dos recursos de informática e telecomunicações, e para a indicação dos recursos necessários para o seu desenvolvimento.
Este texto é parte integrante do Livro PDTIC - Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (Elaboração de Projeto Básico, Plano de Trabalho e Possíveis Fontes para Obtenção de Recursos)



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