BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Mais Sobre Congonhas
(Carlos Rossi; Mega Arquivo)

Publicidade
Congonha é uma palavra derivada do tupi kõ'gõi, que significa "o que mantém o ser". Designa numerosos arbustos de várias famílias, cujas folhas servem para chás. Na acepção mais comum, é o nome dado a um tipo de erva-mate preparada só com as folhas secas na sombra, sem o calor do fogo.Este tipo de erva era abundante em Minas Gerais, na região do rio Paraopeba, onde se situa a cidade de Congonhas do Campo, famosa pelas obras de Antonio Francisco Lisboa (vulgarmente conhecido como Aleijadinho) e que tem este nome devido à presença da congonha.Nesta cidade mineira nasceu, em 1767, Lucas Antonio Monteiro de Barros, visconde de Congonhas do Campo, presidente da província de São Paulo de 1824 a 1827. Foi seu primeiro governante após a proclamação da Independência e é em sua homenagem que se deu o nome de Aeroporto de Congonhas ao aeroporto de São Paulo.A iniciativa da homenagem partiu de um dos maiores proprietários de terras situadas onde está hoje instalado o aeroporto, Vicente de Paulo Monteiro de Barros, bisneto do visconde de Congonhas. Ele possuía 485. 903 m² do terreno de 800. 000 m² originalmente adquirido pelo governo do Estado em 1936, na Vila Congonhas, através da construtura Auto-Estradas S/A, para a construção do aeroporto.Monteiro de Barros estipulou que o aeroporto deveria chamar-se Visconde de Congonhas, o que foi aceito pelo governador Armando de Sales Oliveira. contudo, esse nome não vingou, permanecendo o corrente de Aeroporto de Congonhas e o oficial de Aeroporto de São Paulo (atualmente está cadastrado pela INFRAERO como Aeroporto internacional de Congonhas/São Paulo). Desde o início das atividades do Departamento de Aeronáutica civil, em 1931, havia um reconhecimento tácito de que os aeroportos deveriam ter o nome da localidade em que estavam estabelecidos, porque sua fixação clara e precisa é um elemento de segurança de navegação aérea.O assunto, entretanto, foi, regulamentado apenas em 1940 pelo decreto-lei 2.271, onde excetuavam-se desse princípio os aeroportos Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão (de dirigíveis), ambos situados no Rio de Janeiro.Antes da sua construção, contudo, já funcionava ali, mais precisamente no espigão da Traição de lndianópolis, um campo de pouso de propriedade da Auto-Estradas, inaugurado em 1936, com uma pista de terra de 300 metros de comprimento por 70 de largura, construída em apenas vinte dias.



Resumos Relacionados


- Www.ig.com.br

- Congonhas – E O Futuro?

- Correio Do Povo

- Vôo 3054...ii

- Acidente Da Tam



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia