Sindrome de Down
(Antônio Félix)
www.abcdasaude.com.brRESUMO[BR] Dentro de cada célula de nosso corpo, estão os cromossomos responsáveis pela cor dos olhos, altura, sexo e também por todo o funcionamento e formação de cada órgão do corpo interno, como o coração, estômago, cérebro, etc. Cada uma das células possui 46 cromossomos, que são iguais, dois a dois, quer dizer, existem 23 pares ou duplas de cromossomos dentro de cada célula.
O portador da Síndrome de Down deve ser encaminhado, o mais precocemente possível, para serviços especializados que orientem os pais sobre o prognostico e conduta terapêutica.
Existem programas específicos de estimulação precoce para portadores de SD, em diversas instituições especializadas na educação de crianças excepcionais, como por exemplo, APAE (Associação de Pais e amigos dos excepcionais).
A expectativa de vida para os pacientes com SD é de, aproximadamente 35 anos e depende da presença e da gravidade da anomalia cardíaca. Os pacientes com SD apresentam imunodeficiência, o que leva a maior suscetibilidade a infecções, além de risco aumentado de desenvolver neoplasias (câncer), particularmente a leucemia, e também distúrbios respiratórios. Estima-se que 65 a 80% dos fetos com a SD as abortados espontaneamente.
A característica mais freqüente na SD é o atraso mental. O desenvolvimento cerebral é deficiente, assim, ao nascer, os portadores apresentam microencefalia. È observado um decréscimo do peso total do cérebro, além da simplificação em seu padrão giriforme. Exames neuropatológicos demonstram que o cérebro é menor que o normal, além disso, são documentadas deficiências especificas em áreas que envolvem habilidades auditivas, visuais, de memória e de linguagem.
Resumos Relacionados
- Translocação
- O Que é Clonagem?
- Síndrome De Down
- Igual Ou Diferente? De Que?
- Por Dentro Da Celula
|
|