Relógio de Sol
(Teruko Oda)
A haicaísta Teruko Oda pertence ao grupo de Haicai Ipê, de São Paulo. Com este livro, firma-se definitivamente como uma das melhores haicaístas brasileiras.
Define-se o haicai como um poema de origem japonesa, sem rima, com dezessete sílabas, distribuídas em tres versos com, respectivamente cinco, sete e cinco sílabas, contendo uma referência à estação do ano através do kigo – ou palavra da estação. Esta é a forma, apenas. A essência do haicai é contemplativa, manifestando gratidão pela admirável obra de arte que é a vida em todo o planeta, encontrando, no transitório, a essência do eterno. Em outras palavras, as flores da primavera são transitórias mas a primavera das flores é eterna.
A essência do haicai á a percepção do momento presente, buscando na natureza os elementos para a criação individual. Atrás do Haicai existe a cultura milenar de um povo – a gentileza, a compaixão, a aceitação do imutável. É preciso adquirir esta atitude perante a vida para depois entender os poemas.
Diferentemente da poesia ocidental, o haicai não intelecualiza nem explica, ao contrário, me sua simplicidade e sutileza apenas sugere a idéia. O leitor portanto, ao buscar um significado que ficou implícito, participa do poema. Um haicai é um caminho que se percorre não sendo deste mundo, e sim estando no mundo.
Venha conhecer este estilo, fica aqui um exemplo para despertar sua curiosidade: A árvore morta/flamejante dançando/na grande fogueira.
Resumos Relacionados
- Palhas De Arroz
- Poema
- Papel De Dicção Em Poesia
- Teoria Literária
- Pedaços Do Meu Caminho
|
|