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EDUCAÇÃO: UM PROCESSO CONTÍNUO NA EXISTÊNCIA HUMANA
(Dennys Robson Girardi)

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Sendo a educação permanente um processo que visa a educação em sua totalidade e observa o ser humano em todas as suas dimensões, circunstâncias e situações, ela apresenta-se como um fenômeno ininterrupto de desenvolvimento e harmonização do homem, envolvendo todas as influências e modalidades capazes de dar forma e de desenvolve-lo segundo o processo que melhor convém à sua individualização. Sua gênese encontra-se na necessidade de dar respostas ao fracasso das promessas da tecnologia. Nos efeitos acumulativos do avanço das ciências, nos resultados das teorias psicopedagógicas e nos postulados filosóficos das correntes existencialistas, não apareceu o homem em sua integridade. Assim, a educação permanente é uma necessidade vital para todos, pois tem como objetivo reafirmar a primazia da pessoa humana, humanizar a tecnologia, desalienar o homem pluridimensional e autônomo. A educação, como processo contínuo na vida humana, é um sistema e método eficaz para ensinar o ser humano a pensar em termos de humanidade, e sobretudo, descobrir-se como "homem", pois ela facilita a realização completa da pessoa, incita cada indivíduo a assumir os seus deveres e a executar exaustivamente as tarefas de cidadão, membro de uma família dotado de aspirações pessoais e sensibilidade artística, libertando-se e enquadrando-se nos dinamismos de uma ética social e profissional. Neste contexto temos de observar que a educação como ato permanente, deve residir na projeção do "saber-ser", e não radicalmente do "saber-fazer", o que implica numa evolução contínua de si próprio e numa mudança pessoal, quando necessário. Esta mudança levará não somente à modificação das relações do indivíduo consigo mesmo e com o meio. Para isto é necessário empenhar-se na obra de tomada de consciência individual e coletiva, pois a educação, neste sentido, defende a realização total do homem e sua ampla participação em todas as áreas e setores em que esteja envolvido. A educação humana não é algo que fica limitado a etapas ou períodos. Ela estende-se pela vida toda. É uma dinâmica de aperfeiçoamento do homem como tal e total. É dentro desta dinâmica que podem existir períodos mais ou menos intensos, com etapas mais acentuadas ou não. É importante frisar que nenhum momento da vida humana está totalmente isento de educação. A educação mantém viva a consciência da intencionalidade e finalidade do homem, sendo por isso de suma importância que o homem renove continuamente essa consciência e procure aprofundar o sentido de sua vida, especialmente revisando e atualizando, continuamente, o seu quadro enquanto um ser em contínuo processo de mudanças e transformações. A educação do ser humano vai se desenvolvendo continuamente e de maneiras diversas. Como exemplo disso poderíamos enumerar uma educação que se manifesta mais sistematicamente, ou até mesmo institucional; por outro lado, a permanente atualização dos valores humanos, conhecimentos e atitudes, seja do ponto de vista intelectual, social, moral, estético e espiritual. O importante em tudo isso, é que o homem sempre busque renovar sua capacidade de analisar seu objetivo e destino, procurando adquirir meio e atitudes convenientes e necessárias para a manutenção adequada dos rumos de sua própria vida e existência.



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