As Cinco Tentações de um Executivo
(Patrick Lencioni)
As Cinco Tentações de um Executivo O livro abre os olhos dos
executivos a respeito das tentações encontradas nesse seu cargo de
responsabilidade.
Os executivos têm a mania de
procurar os problemas em lugares mais fácies como marketing, financeiro, etc.
Como um história citada no livro onde José chega em casa e vê a esposa no chão
da sala de quatro e pergunta o que ela está fazendo. Ela responde que está
procurando a lente de seus óculos que perdeu lá no quarto, mas está procurando
na sala por que a luz é melhor (?!).
Através de
um dialogo entre dois personagens (Um diretor presidente e um Selador) o autor
explica as cinco tentações dos Executivos através de um dialogo entre esses
dois personagens no inicio e outros que contribuíram no final. Dentro do metro
eles discutem as cinco tentações, até que no final Andrew acorda no banco do
metro e percebe que tudo não passou de um sonho. No dia seguindo na reunião
Andrew se saiu muito bem e na saída da sala de reuniões olha os quadros dos
antigos Diretos Presidentes pendurados na parede do corredor e percebe que o
selador e os outros personagens que contribuíram já ocuparam seus cargos no
passado.
As Cinco Tentações:
1. Concentrar
mais na carreira e no status do que nos resultados da empresa, isso compromete
os resultados dele e da empresa. (o melhor dia não deve ser o dia de sua posse,
mas sim o dia que mostrou resultado após sua posse).
2. Necessidade
de agradar e ser popular, impedindo seus subordinados de assumirem
responsabilidade (não falar o que espera dele).
3. Achar
que não deixar seus subordinados assumirem responsabilidades é justo (não
gostamos de tomar decisões sem informações completas), então deixa as coisa parada, sem decisões claras e
oportunas, para não correr o risco de errar (Lição.: qualquer decisão é
melhor do que nenhuma), e nesse meio tempo alguém leva a culpa pelos maus
resultados. Não passei aos subordinados o que esperava dele (na realidade não
espera nada), não decide sem mais informações e os resultados saem ruins (os
culpa por isso).
4. Com
medo de gerar conflitos e de suas idéias sejam contestadas. Acham melhor se
calar, concordar umas com as outras e se darem bem, do que discordarem gerar
conflito. Conflito que é onde obtém as melhores decisões. A opinião pode não
ser aceita, mas vai ser considerada.
5. Vulnerável.
Devido ao seu alto escalão, pensam que perdem credibilidade se seus
subordinados se sentem à vontade demais contestando suas idéias (esse é o nível
mais alto de confiança que pode transmitir).
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