Como Tomar Decisões
(Série Sucesso Profissional)
Como Usar o Pensamento Estratégico
A estratégia garante que as decisões de hoje não
prejudicarão amanhã. Analisando aonde se pretende chegar e como. Para
analisar uma estratégia você deve reunir o maior número de informações, com
bases factuais sólidas possíveis, envolver a equipe discutindo pontos fortes e
fracos.
Finalizando a análise, inicia-se um planejamento do
que irá fazer e como.
Mas a estratégia é um processo continuo e não pode haver descuido mesmo no
processo operacional.
O bom estrategista está de olho no futuro examinando a
economia, a tecnologia e as leis e políticas da empresa para evitar ciladas,
observando sempre o mercado e a concorrência.
Para desenvolver seus projetos você precisa entender o que
o cliente espera de você com relação à qualidade e custos. Para
isso você precisa trabalhar dentro da empresa desenvolvendo uma equipe
eficiente.
Uma boa equipe é essencial para o sucesso. Deixem
todos se sentirem parte do processo e ouvir pessoas com mais experiência. Uma
equipe eficiente é uma equipe que sabe utilizar tanto o seu tempo quanto a sua
energia na busca de oportunidades. É importante você junto à equipe definir
prioridades, o que vai merecer mais tempo e recursos.
O processo para criar uma estratégia deve ser dividido
em etapas como
o sentido que ele vai tomar, suas vantagens para ser melhor/diferencial nessa
direção, estabeleça limites, levante pontos fracos e frontes e organizar um
organograma para garantir que as questões operacionais não desvie a equipe da
meta.
Toda estratégia deve ser revisada, verificando a
eficiência para possíveis ajustes. Após revisa-la é fundamental compartilha-la
com quem precisa conhece-la.
Com a estratégia em andamento são feitas implementações
que servem para corrigir falhas na execução e mudanças que visam melhorar a
eficiência ao longo dos prazos que são revistos para evitar riscos.
É essencial um plano
alternativo, para atingir objetivos ameaçados.
No caso de troca de produto ou mudança de mercado é
normal anormalidades aparecerem, pois deve ser feito outros estudos para
focalizar novamente onde vai mais tempo e recurso.
As questões operacionais devem ser expostas e
discutidas nas reuniões, por isso sempre revise a estratégia geral e verifique
se ela é relevante.
As metas ao serem atingidas busque formas de melhorar
ainda mais. Mantenha sua equipe sempre motivada.
Resumos Relacionados
- Planejamento Estrategico
- Status Quo
- Estratégia Do Sistema De Informação Do Triângulo
- Análise Swot
- Os Campeões De Recursos Humanos Inovando Para Obter Os Melhores Resultados
|
|