Volta a Marte em 520 dias
(Carlos Rossi; Mega Arquivo)
Russos vão confinar e observar seis pesquisadores por quase um ano e meio para testar os problemas médicos e psicológicos que podem surgir em uma missão ao planeta vermelho
Seis desconhecidos confinados em um espaço fechado e observados 24 horas por dia. Parece um formato batido de programa de televisão? Que nada, é ciência espacial! Em parceria com pesquisadores europeus, cientistas russos planejam, no primeiro semestre de 2009, trancar um grupo de pessoas por 520 dias e estudar que problemas médicos e psicológicos podem surgir. O objetivo: preparar-se para potenciais dificuldades humanas de uma missão a Marte.
Viajar ao planeta vermelho envolve mais que complicadas questões tecnológicas, como o tipo de foguete a ser usado e o desenvolvimento do módulo de pouso. Com a tecnologia atual, as sondas que enviamos a Marte demoram cerca de dois anos para sair daqui e chegar lá. Em uma futura missão tripulada, a viagem de ida e volta seria imensamente mais longa do que a estadia no planeta em si. Em média, a duração prevista seria de, no mínimo, dois anos de viagem (ida e volta) para passar não mais que 30 dias por lá.
Passar dois anos a milhares de quilômetros do hospital mais próximo traz riscos de saúde grandes e óbvios. Em dois anos, pessoas adoecem, morrem e nascem. E também cortam o dedo, arrancam a unha, quebram o braço e batem a cabeça. Têm brigas e se apaixonam. São coisas normais, que rumo a Marte podem se tornar um perigo à vida da tripulação e ao sucesso da missão.
Resumos Relacionados
- Missão Marte Era Prevista Para 2010
- Www.bbc.com
- Mega Previsões - Missão Marte
- Marte
- Colonização De Marte Tem Mais De Mil Candidatos
|
|