Doença emocional
(Edivaldo Pinheiro Negrão)
Minha trajetória como psicólogo e pesquisador da "doença emocional, me convenceu que o ser humano de modo geral está "doente", sem saber como seus pensamentos afetam seus sentimentos e, por consequinte, seus comportamentos.
Como "doentes", se transformam em indivíduos que acham díficil tomar decisões. Apreensivos e angustiados tropeçam através da vida, vivendo sem se realizar e sonhando por vitórias que os transformarão magicamente, sem que tenham que fazer qualquer esforço. São indivíduos que julgam ter direitos sem responsabilidades, acham que o mundo lhes deve a felicidade. Podem estar mantendo um cargo profissional, retendo um casamento e parecendo a um observador como pessoas que estão funcionando relativamente bem, mas a qualidade de suas vidas é baixa, pois passam a vida toda tropeçando aqui e ali, sem chegar a lugar nenhum.
De modo geral esperamos que, em face de tanta tecnologia e estimulos criados pelo desenvolvimento da ciência as pessoas desta geração fossem as que vivessem um estilo de vida constituido de prazer, paz e tranquilidade, mas o que vimos são pessoas tristes e inseguras, haja vista que, raramente se fala em problemas emocionais, ou se discute a interferência que os sintomas penosos tem sobre nossa qualidade de vida.
De modo geral a sociedade tem desenvolvido tecnologias dos mais variados tipos para atender as mais variadas necessidades humanas, mas ainda não desenvolveu tecnologia psquica e educacional para transformar o ser humano, para irrigar sua emoção com serenidade, alegria e prazer. Assim sendo, o homem moderno protege suas casas com grades, alarmes e fechaduras ans portas, mas nãos abe como gerenciar sua emoção frente às preocupações e dificuldades da vida relacionadas com perdas e frustrações.
Resumos Relacionados
- Dez Leis Para Ser Feliz
- O Modo Seicho-no-ie De Vencer As Dificuldades
- Tenha Sucesso Na Vida
- A Verdade Nua E Crua
- Treinando A Emoção Para Ser Feliz
|
|