BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


www.camara.gov.br
()

Publicidade
AÉREA NO BRASIL A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea aprovou hoje requerimento que solicita ao Comando da Aeronáutica todos os dados referentes às duas caixas-pretas do Airbus A320 da TAM, que explodiu na semana passada, 17 de julho, no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, matando cerca de 200 pessoas. As duas caixas-pretas estão em Washington (EUA), sob análise de técnicos do Conselho Nacional de Segurança em Transporte (NTSB), agência norte-americana encarregada de investigar acidentes envolvendo meios de transporte. Uma das caixas-pretas contém todas as informações sobre o vôo, como velocidade ao aterrissar, altitude, funcionamento dos equipamentos e potência dos motores. A outra reúne toda a comunicação de voz da aeronave, seja com as torres de controle, seja entre os pilotos Hipóteses O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro Jorge Kersul Filho, afirmou há pouco na CPI que três das hipóteses apontadas como causas do acidente com o Airbus da TAM na semana passada são improváveis - a inoperância de um dos reversos, a ausência de grooving (ranhuras para escoamento da água) na pista e as condições meteorológicas. No caso do reverso, ele afirmou que é preciso checar se os manuais do fabricante do Airbus prevêem condições de pouso com apenas um dos equipamentos em funcionamento. Jorge Kersul lembra, no entanto, que uma aeronave só é homologada para pousar em uma pista sem a necessidade do uso do reverso. O equipamento, segundo ele, funciona apenas como um elemento de segurança adicional. Ele acredita, no entanto, que a falta de um dos reversos pode ter influenciado psicologicamente o piloto, que operava uma aeronave pesada e em situação de chuva. Em relação ao grooving, ele explicou que o sistema funciona apenas como um elemento de escoamento da água e não influencia as condições de atrito da pista. Sobre as condições meteorológicas na região do aeroporto no dia do acidente, Kersul lembra que o registro da torre de Congonhas era de uma chuva leve e as informações preliminares coletadas até agora pelo Cenipa apontam uma garoa no momento da aterrissagem do avião. Sobre o uso incorreto do manete de potência dos motores, o brigadeiro afirmou que o Cenipa ainda não tem condições de confirmar a ocorrência no caso do vôo da TAM. O fabricante dos jatos A320, no entanto, emitiu um comunicado mundial às empresas que operam aeronaves deste tipo sobre o risco do uso incorreto do manete de potência dos motores. Kersul lembra que a Airbus já relatou acidente semelhante, em que a aeronave ultrapassou o limite da pista, provocado por operação inadequada do equipamento. Requerimentos Um requerimento importante aprovado hoje na CPI é a instalação de uma subcomissão encarregada de produzir um projeto de lei que unifique toda a legislação sobre aviação civil. A CPI também aprovou hoje os seguintes requerimentos: - audiência com familiares das vítimas dos acidentes com os aviões da Gol e da TAM; - diligência de integrantes da CPI no aeroporto de Congonhas, para verificar as condições de operação dele e da base de manutenção da TAM; e no Cindacta 4, de Manaus, que sofreu pane na última sexta-feira (20); - solicita informações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo sobre as análises nas pistas principal e auxiliar do aeroporto de Congonhas, que foram reformadas neste ano; e - convoca a ouvidora da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Alayde Avelar Freire Sant'Anna. Prorrogação O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), advertiu para a necessidade de estender o prazo de funcionamento da comissão, que expira em setembro. A prorrogação, uma prerrogativa do Plenário, seria necessária para a investigação do acidente da TAM. A CPI foi criada para investigar o acidente com o Boeida Gol, que ocorreu no ano passado. "Teremos que definir isso na próxima semana", disse Maia, referindo-se ao retorno dos trabalhos legislativos na quarta-feira (1º). Fonte: www.camara.gov.br



Resumos Relacionados


- Especialistas Têm Duas Hipóteses Para Explicar Acidente Da Tam

- Airbus Da Tam Estava Com Reverso Desligado

- Acidente Da Tam

- O Estado De Sao Paolo

- Acidentes Acontem Mais Podemos Diminuir



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia