www.brasnet.org
()
HistóriaNo início a rede contava apenas com dois servidores e com a ajuda de um grupo de amigos. Porém nos seis meses que se seguiram, a iniciativa ganhou atenção de vários provedores de Internet e dos usuários, crescendo rapidamente. Alcançava picos de 300 usuários acessando simultaneamente o IRC, um número bastante expressivo para aquela época.No final do ano de 1996, o pico de usuários na rede já era de um mil acessos simultâneos, alcançando 2.700 no final de 1997. A maior parte desses usuários iniciais eram usuários migrantes da rede de IRC BrasIRC. A rede continuou a crescer rapidamente com mais de um milhão de conexões por dia.O ponto máximo da rede se deu no ano de 2003, quando mais de 60 mil pessoas conversavam simultaneamente na estrutura mantida por parceiros como Telemar, BrasilTelecom, Unisys, Interdotnet e Mandic, além de outros grandes provedores brasileiros de abrangência regional.Chegou a ser a oitava maior rede IRC do mundo, sendo a maior ligada a um país e língua.Problemas com a redeUltimamente a BRASnet vinha enfrentado sérios problemas de funcionamento e de manutenção de seus serviços. Seu servidores eram constatemente atacados via internet e seus usuários estavam migrando para outras redes, devido à instabilidade da rede.No início a rede apenas fazia o uso de servidores situados no Brasil. Porém devido aos constantes ataques, os demais serviços dos provedores de internet também eram afetados. Com a perda de seu parceiros comerciais nacionais, a rede foi obriganda a fazer o uso de servidores no exterior que tivessem condições de bloquear estes ataques. Porém os ataques continuaram a derrubar a rede.
Perda de usuáriosAlém dos problemas dos ataques, houve o surgimento das rede de relacionamentos tipo Orkut, além da ampliação do serviço MSN e de outros mensageiros instantâneos mantidos por empresas de grande porte, como Google e Microsoft. Como o IRC era mantido por pessoas comuns, foi se tornando inviável manter o trabalho de manter estável a BrasNET.A constante instabilidade fez com que as pessoas fossem desistindo do IRC. De outro lado, uma nova geração de usuários já vinha nascendo fazendo o uso do MSN e do Orkut, sem se aventurar no IRC.
Fim da redeO proprietário da rede, Mauritz, em um comunicado postado em um blog, disse que é muito desgastante manter a rede e ela naquele momento estava trazendo muito poucos beneficios. O antigo site situado em www.brasnet.org encontra-se desativado e no momento aponta para um blog hospedado no site da Blogger.Mauritz decidiu que não tinha mais condições de esperar que os serviços de apoio no exterior da rede pudessem conter os constantes ataques e optou por desativar a rede. Segundo Mauritz, a BrasNET continuará existindo com seus direcionamentos de e-mails, URLs e Jabber.
Ligações externas
Página oficial da BrasnetHistórico do site da rede na WaybackMachine
Resumos Relacionados
- Www.folhaonline.com.br
- Internet
- Www.orkut.com
- Facbook Vs Google
- Públicos E Privados Endereços Ip
|
|