Adestramento Inteligente - Com amor, humor e bom senso
(Alexandre Rossi)
ADESTRAMENTO INTELIGENTE
Para ensinar um bom comportamento a um cão, não é necessário castigá-lo nem puni-lo severamente. Basta entender um pouco de psicologia canina para fazer do seu melhor amigo um animal educado, sem que ele fique com medo de você ou dos seres humanos em geral. Para que ele aprenda os comandos básicos, você deve recompensá-lo sempre que ele fizer o certo. Como recompensa, vale petiscos, brinquedos ou carinho.Líder da matilha: O cão pensa que vive em uma matilha e essa matilha deve ter um líder. Por instinto, o cão vai tentar ser o líder, mas cabe a você assumir essa funcão e deixar bem claro para o cachorro qual a posição dele na hierarquia da casa em que vive.
Como ser o líder: Passe primeiro pelas portas, fazendo com que o cachorro ande atrás de você; alimente o seu cão somente depois que você comer; não brinque de cabo de guerra com ele, ou, se o fizer, cuide para ganhar sempre, pois nessa brincadeira ele pode estar disputando a liderança com você; antes de dar a comida, faça com que ele execute alguma ação, como sentar ou deitar. Aprendendo a sentar: Segure um petisco bem na frente do cachorro, até que ele perceba que tem algo que o interessa na sua mão. Quando ele perceber, vá levantando a mão, até que o cachorro sente para conseguir enxergar sua mão. Quando ele sentar, dê o petisco. Repita algumas vezes, vá inserindo o comando, dizendo "senta" um pouco antes dele fazer o movimento de sentar.Aprendendo a deitar: Depois que o cachorro sentar, segure o petisco na frente do focinho e vá abaixando a mão até tocar o chão. O cachorro vai deitar para cheirar o brinde e quando estiver deitado, dê-lhe o presente.
Aprendendo a palavra "NÃO": Coloque um petisco no chão. Quando o cachorro tentar pegar, diga "Não" energicamente e faça um barulho alto, com moedas dentro de uma lata, por exemplo, que irá assustar o cachorro e fará com que ele não tente fazer novamente.
Medo de trovão e fogos de artifício: Quando começar o barulho que pode dar medo no cachorro, estufe o peito e ande pela casa pisando duro, pois assim o cachorro vai entender que você está no comando e que ele não precisa se preocupar com aquilo! Se você abaixar e fizer carinho no cachorro quando ele demonstrar medo, ele pode entender que você está transferindo para ele a responsabilidade de cuidar daquilo tudo e o seu pânico pode aumentar!
Parar de comer plantas: Se o seu bichinho de estimação está destruindo o seu jardim, experimente passar pimenta nas plantas que ele gosta de comer, ou espirrar um spray de citronela. O resultado é imediato.
Parar de cavucar: Cavar buracos é próprio do instinto canino. Para que ele não desenvolva esse mau hábito, evite cavar na frente dele, pois ele pode querer imitá-lo. Se ele já aprendeu, observe o cachorro e, quando ele começar a cavar, assuste-o com um barulho alto sem que ele veja que foi você quem fez, assim ele associará o fato de abrir buracos na terra com algum castigo celestial.
Dica: Os cachorros são muito inteligentes, pois convivem com os homens há milhares de anos. Para que ele o considere como líder, não é preciso que ele tenha medo de você, apenas o respeite. Imponha-se sem machucar o bichinho, pois o líder sempre é o membro mais amado da matilha.
O seu cachorro agradece!!!Para saber mais, leia "Adestramento Inteligente - com amor, humor e bom senso", do autor brasileiro Alexandre Rossi.
Resumos Relacionados
- A Relação Do Cachorro Com O Dono.
- Como Tudo Começou
- [email protected] Como Adestrar Seu Cão Em Casa
- Marley & Eu
- Dolo Direto, Indireto E Individual
|
|