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A educação de usuários de bibliotecas universitárias frente à sociedade do conhecimento e sua inserç
(Elisabeth Adriana Dudziak; et al.)

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Aborda-se a educação de usuários de bibliotecas universitárias no contexto da sociedade do conhecimento sugerindo-se modelos de educação centrados na aprendiz e nos respectivos processos de construção de conhecimento a partir da busca de informação. Analisa-se também o papel do bibliotecário como educador e mediador do conhecimento e necessidade de cooperação e interacção com os docentes. Menciona-se a questão da sociedade do conhecimento, respectiva definição, a mudança, antes falava-se de sociedade de informação e agora de sociedade do conhecimento, o que é uma e o que é outra, quais as principais mudanças. Tenta-se definir também conhecimento e informação e as respectivas sociedades. Analisa-se a mudança na sociedade do conhecimento. A necessidade de mudança, refere-se que a educação não deve ser baseada no modelo do professor transmitir um conjunto de informação mas havendo sim uma interacção contínua entre o aprendiz e o professor. Destaca-se a necessidade de uma educação baseada em aspectos importantes como formação totalizante do aluno, aprendizado significativo, participativo, contextualizado, cooperativo e pró-activo, a interdisciplinaridade e a educação continuada. Para além da necessidade de mudança no contexto da educação refere-se também a necessidade de mudança na própria universidade, esta deve abrir diálogo com a sociedade interagindo com outros espaços de conhecimento e ambiente profissional. Contudo, o enfoque principal do texto é, de facto, a educação do usuário nos serviços de referência de informação, isto é, a relação entre a informação, o bibliotecário e o usuário por forma a possibilitar o desenvolvimento das capacidades motoras, efectivas, de relação interpessoal e de inserção social. São definidos vários tipos de aprendizagens, nomeadamente aprendizagem de conteúdos factuais, de conceitos e princípios, de conteúdos procedi mentais e de conteúdos atitudinais que engloba vários conteúdos que podem se agrupados em normas, valores e atitudes. Refere-se as novas competências necessárias para o bibliotecário neste novo contexto em que este assume um novo papel nesta nova sociedade dita sociedade do conhecimento. Assim o bibliotecário surge agora como mediador de pesquisa podendo assumir vários níveis tais como organizador, localizador, identificador, conselheiro ou tutor, para além disso pode ser também um mediador pedagógico surgindo como responsável de educar os usuários em bibliotecas de comunidades académicas, podendo também interferir nas pesquisas destes ajudando os usuários e encaminhando-os nas mesmas. Conclui-se que de facto é fundamental que o bibliotecário trabalhe em conjunto com os professores de forma a incrementar a colaboração e interacção mútuas, actuando em conjunto nas mudanças educacionais que se vive actualmente neste novo contexto de sociedade de conhecimento. O novo papel do bibliotecário como mediador do conhecimento que deste modo reconhece o verdadeiro sentido educacional dos serviços de informação. Trabalho realizado por: Ana Patrícia Salgueiro



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