O SEGUNDO CONCÍLIO VATICANO E A CONSTITUIÇÃO “DEI VERBUM
(Ricardo Henrique)
O SEGUNDO CONCÍLIO VATICANO E A CONSTITUIÇÃO “DEI VERBUM”
Em 14 de novembro de 1962, o segundo concílio do Vaticano iniciou o exame do esquema De fontibus Revelationis. Este exame vai continuar até o dia 21 de novembro, e foi dividido em cinco capítulos a saber:
A dúplice fonte da revelação;
Inspiração, inerrância, gênero literário;
Antigo Testamento;
Novo Testamento;
A Sagrada Escritura na Igreja.
Assim, as passagens pertinentes diretamente à revelação tratavam do fato da revelação e da sua transmissão, da função de Cristo e dos apóstolos na economia da revelação, da dúplice fonte de revelação, da função do Magistério para com o depósito da fé.
Entre os Padres presente manifestaram-se duas atitudes: uns aceitavam substancialmente o esquema, com retoques, porém; outros, declaravam-no inaceitável e pediam pura e simplesmente que fosse substituído por um texto mais conciso, mais pastoral e mais ecumênico. Dois problemas tiveram uma maior atenção: o das relações entre Escritura e Tradição, ou seja, quais são suas relações e em que termos devem ser expressos?
No dia 20 de novembro João XXIII decidiu que fosse revisto por uma comissão especial o então esquema. Essa comissão era chamada mixta, pois era composta por:
7 cardeais nomeados pelo papa;
10 membros da comissão doutrinal;
10 membros do secretariado para a união;
Estes foram nomeados no dia 25 de novembro de 1962. A decisão do então papa foi um dos pontos decisivos do concílio.
A partir dessa decisão, o problema do conteúdo material da Escritura e da Tradição continua sendo um problema aberto, que os teólogos e exegetas poderão continuar aprofundando. Pois , o concílio, escolhendo outro caminho, preocupou-se mais com marcar bem claramente a unidade orgânica entre a Escritura e a Tradição, e o estreito relacionamento entre Escritura, Tradição e Igreja.
Na segunda sessão do concílio reinou o mais completo silêncio sobre o esquema da revelação, pois a comissão mixta termina os seus trabalhos, e os Padres ficam conhecendo o resultado de suas pesquisas, assim muitos manifestaram o desejo de que o texto tratasse de modo mais amplo da Tradição e da própria revelação. A 7 de março de 1964, a comissão doutrinal constituiu uma subcomissão para, atendendo a esse desejo, emendar o esquema. Sendo que, a subcomissão transformou em dois o primeiro capítulo.
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