Queixas contra serviços de saúde cresceram
(Joana Amaral)
As queixas contra os serviços de saúde subiram 25% no ano passado, divulgou a Inspecção-geral de Saúde (IGS), acrescentando que mais de metade dos processos disciplinares levantados se referem a alegadas deficiências na assistência.Aquele organismo apurou um total de 37.043 reclamações contra os serviços de saúde no ano passado, numa média de 101 queixas por dia, o que se traduziu numa subida de 25% de reclamações em relação ao ano anterior. O relatório indica que 12,7% destas queixas estão relacionadas com a «assistência médica», num ano em que os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) se queixaram mais dos centros de saúde do que dos hospitais. De acordo com informações avançadas pela TSF, relativamente aos processos disciplinares levantados pela IGS, mais de metade são referentes a alegadas deficiências na assistência em unidades do SNS. O mesmo documento acrescenta que a IGS desencadeou também 14 auditorias devido a dúvidas relativas a algumas receitas, embora não tenha encontrado qualquer relação entre a participação de médicos em congressos promovidos pela indústria farmacêutica e o crescimento das prescrições de medicamentos. O mesmo organismo destaca também no mesmo relatório dúvidas pontuais sobre a justificação e eventuais reflexos negativos, tanto na despesa pública, como da nos cidadãos, de algumas prescrições médicas.
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