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Folha de Sao Paolo
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Caos aéreo no Brasil. Afinal, de quem é a culpa? Muitos criticam o governo, por sua inoperância. Outros dizem ser os controladores de vôo que se amotinaram e provocaram esse black-out em nossos aeroportos. A falta de investimentos em equipamentos, de reparos nas pistas, na aquisição de novas tecnologias e capacitação profissional somada ao descaso governamental formaram esse coktail de altíssimo risco. Em tragédias como essa, vários fatores se somam para seu desfecho: -Pista molhada, reverso travado, manete de uma das turbinas em posição de aceleração, a pista ser relativamente curta, o avião haver tocado o solo em velocidade acima do ideal. Todos os ingredientes de uma tragédia estavam ali presentes. Nesse caso, onde falha profissional se soma a falha mecânica e a fatores de risco externos como mal tempo, muito pouco se pode fazer senão contar apenas com o fator sorte.Ouvindo a transcrição da caixa preta do vôo Tam, pode-se imaginar o pânico que tomou conta de passageiros e tripulação naqueles segundos finais. A velocidade do avião era incompatível com tamanho da pista e, os agravantes da chuva e falhas mecânicas e humanas compuseram esse desfecho. As empresas mais modernas do mundo planejam suas ações tomando-se por base as experiências de suas forças militares. Os militares sabem que, uma vez engajados em combate, os erros podem e, quase sempre o são, fatais. E, podem mudar todo um panorama operacional. Visando minimizar os riscos e os estragos dai advindos, buscam alternativas a essas situações reais ou hipotéticas. Só que nós ainda não aprendemos a planejar assim. Tudo é feito dentro de padrões de normalidade. Quando surgem algum fator de risco ou algum problema, ai que se vai pensar no assunto. Mas, quase sempre, já é muito tarde. No caso do acidente do vôo Tam, se a pista fosse maior, se medidas fossem aplicadas para minimizar a formação de lâminas de água sobre a pista, se, ao verificar que o reverso do avião estava avariado ele tivesse sido recolhido para reparos, nada disso poderia ter ocorrido e, quase 200 vidas teriam sido poupadas. A falta de planejamento nesses casos é fatal. Nossas autoridades devem aprender a planejar com maior eficiência e, buscar se antecipar a problemas dessa natureza. Não nos preparamos para nada, e ai quando acontece algo, não sabemos como proceder. Falta competência e planejamento, tanto do governo como das companhias aéreas.



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