A Gerencia Intuitiva - Parte 2
(Abraao Dahis)
3. Os riscos e precauções preventivas
Principalmente quando executamos simultaneamente vários projetos, devemos dar maior atenção às possíveis ocorrências que venham a ser causas diretas de fracassos. São elas:
Metas, objetivos e produtos finais mal definidos ou não compreendidos
Cronograma de Atividades mal dimensionado
Requisitos pouco detalhados
Estimado à "sentimento", de forma intuitiva, sem se valer de dados concretos
Sem tempo suficiente para um planejamento adequado
Necessidade de treinamento da equipe
Falta de metodologia: padrões de trabalho / negligenciamento
Expectativas desalinhadas com a realidade do projeto
Não considerar os eventos do meio impactando o escopo (riscos)
Não considerar questões políticas e culturais que possam prejudicar o projeto. (riscos)
4. A qualidade de um projeto
Assim como um construtor necessita de uma planta para construir uma casa, a gerência de projetos requer também uma "planta" para chegar ao sucesso que é na verdade o alcance dos objetivos a que foi proposto.
Este é um conceito importante sobre a qualidade. As vezes, temos a tendência de pensar que a "qualidade" significa os melhores e mais modernos equipamentos e materiais, e também com zero % de defeitos. Entretanto, em muitos casos não é isso que o cliente espera e também o mesmo não tem recursos para chegar a uma solução perfeita. Se ao longo do projeto houver altos e baixos, ou se os "deliverables" tiverem uma quantidade pequena de defeitos, o cliente ainda poderá dizer que o projeto foi entregue com um alto nível de qualidade. Por outro lado, uma solução livre de defeitos que não satisfaz as necessidades do cliente não é considerada de alta qualidade. A finalidade do gerenciamento é primeiramente compreender as expectativas do cliente em termos de qualidade, e então desenvolver um plano pró-ativo para atender essas expectativas.
O velho ditado "a qualidade está nos olhos de quem vê", é verdadeiro. Apesar dos testes de qualidade serem feitos pela equipe do projeto, a qualidade sempre acaba sendo medida pelo cliente. O objetivo de um gerente de projetos é entender os requerimentos e as expectativas do cliente - e então, atendê-los.
Para se alcançar a excelência no gerenciamento de projetos é necessário que todos os aspectos adiante descritos sejam satisfeitos:
Desenvolvimento de projetos de forma mais acelerada com base em processos e modelos (templates) de formulários padronizados.
Garantir que as expectativas dos projetos sejam atendidas ao final.
Os gerentes de projetos terem todas as habilidades e as competências necessárias para garantir que os projetos serão bem sucedidos.
Um repositório que registre todas as lições aprendidas e as melhores práticas.
A existência de um treinamento comum para os gerentes de projeto e os demais integrantes das equipes de projeto.
Melhor precisão na definição das estimativas do volume de trabalho exigido, do valor estimado dos custos e dos prazos dos projetos.
Conceber uma solução melhor e mais eficaz logo na primeira vez através de um planejamento mais eficiente.
Identificar e resolver os problemas mais rapidamente.
Tratar os riscos antes que apareçam. Antecipar-se e mitigar os riscos.
Comunicar problemas e gerenciar as expectativas com o cliente, a equipe do projeto, e os "stakeholders" de maneira eficaz.
Transmitir uma boa imagem da sua organização para os clientes e o mercado.
Uma gestão de recursos humano mais eficiente e um ambiente de trabalho melhor.
Redução do prazo para o lançamento dos novos produtos e serviços da empresa no mercado.
Continua na Parte 3
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