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A Gerencia do Pensamento - Parte 3
(Abraao Dahis)

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5. O Processo nº 45 – A Utilização Prática da PNL em Gerenciamento de Projetos
A fonte das emoções tem 4 estados a serem trabalhados. No final do processo, o resultado no Projeto terá sido influenciado por este estado emocional transformado do atual ao desejado:
A mudança ocorre atavés da alteração de um ou mais elementos da fonte. Esse conhecimento pode por exemplo, tirar uma pessoa do papel de vítima, tornando-a mais pró-ativa e com mais controle sobre seus comportamentos e ações. (foco)

O Processo PNL que proponho aqui, adaptado ao contexto do Guia PMBoK, consiste, como nos demais 44 processos, na utilização de entradas ao processamento das ferramentas, esperando saídas que possibilitem melhor gerenciamento do projeto.
As Entradas:- Fatores Ambientais da Empresa
- Ativos de Processos Organizacionais
- Plano de Gerenciamento do Projeto
- Cronograma do Projeto
- Calendário de Recursos Disponíveis
- Estimativa de Custos
- Plano de Gerenciamento de Riscos
- Plano Geral de Aquisições
- Plano de Gerenciamento das ComunicaçõesAs Ferramentas:
O Processo consiste na prática das técnicas abaixo, orientadas por um Master em PNL contratado como "profissional especializado":


Calibração


Rapport


Backtracking


Associação e Desassociação


Posições Perceptuais (Eu/Outro/Observador)


Estado de Presença (Conexão ao corpo e ao ambiente)


Ancoragens


Sub-modalidades VAC – mudanças por recursos disponíveis


Alinhamento de Níveis Neurológicos


Gerador de Novos Comportamentos


Auxiliares Lingüísticos


POC - Porque? Onde? Como?


Meta ESPERTA


METAMODELO


SWOT – Grade de Metas e Ponto de Alavancagem

As Saídas:


Identificar o que é importante (Propósito, Valores, Critérios e Fatores Críticos de Sucesso), a razão de ser de um determinado sistema (pessoas e/ou organizações);

Transformar as idéias abstratas em objetivos e metas congruentes e específicos de um determinado sistema (pessoas e/ou organizações);

Mobilizar os recursos necessários para a realização dos objetivos e metas;

Estabelecer e implementar políticas e estratégias coerentes e que levem o sistema em direção à conquista dos seus objetivos e metas;

Realizar a Gestão de Resistências Internas (do Sistema) e Externas (do Ambiente);

Monitorar o comportamento do sistema e do ambiente onde ele está inserido, com o auxílio de indicadores;

Realizar os ajustes necessários nas políticas e estratégias para se manter o sistema avançando na direção desejada;

Escopo: estabelecer a coerência das metas e objetivos propostos;

Melhorar a auto-estima e auto-confiança de cada envolvido no projeto;


Permitir auto-conhecimento a fim de gerar comportamentos equilibrados principalmente em momentos de crise;


Identificar formas de pensamentos e assim melhorar a comunicação com os outros;


Substituir crenças limitantes por outras potencializadoras.


Propor soluções em situações de risco ao projeto, baseadas na visualização do pensamento ao "estado desejado"

6. O Processo nº 45 – Explicando cada ferramenta
As ferramentas utilizadas para se obter as saídas neste processo, necessitam de apoio e acompanhamento de profissional especializado com formação comprovada em Pratictioner, Master e Trainer em Programação Neurolinguística, a fim de guiar adequadamente tanto o Gerente de Projeto e sua equipe, como também os demais Stakeholders, pelas técnicas abaixo resumidamente explicadas:



Calibração

Estados diferentes são constituídos de padrões diferentes de fisiologia, comportamento e processos cognitivos. Muita informação é expressa através de linguagem não-verbal (cerca de 93%) e portanto, a sincronicidade de tom de voz e linguagem corporal entre os interlocutores deve ser calibrada para que a comunicação entre eles flua com a máxima facilidade.


Rapport

O "rapport" é a harmonia na comunicação que permite estabelecer com a outra pessoa uma "dança" na qual comportamentos verbais e não-verbais são espelhados com extrema discrição, elegância e sutileza. Para se obter o "rapport", uma das pessoas faz o espelhamento comportamental do outro, criando uma "ponte" até ele, estabelecendo contato e maior nível de compreensão.
Quando se tiver estabelecido um bom "rapport", poderá então, o Gerente de Projetos por exemplo, começar a mudar seu comportamento, fazendo com que, muito provavelmente, o outro, seu membro de equipe, o acompanhe, permitindo então conduzi-lo na direção pretendida.


Backtracking

O "Backtracking" é a habilidade de reafirmar pontos-chave usando as próprias palavras da pessoa com quem está sendo feita a comunicação, acompanhando-a inclusive com o mesmo tom de voz e linguagem corporal. Em reuniões, negociações ou apresentações de projetos, o "Backtracking" pode mostrar que se está atento ao que está sendo dito, checar um acordo, reduzir mal entendidos, entre outros benefícios.


Associação e Desassociação

Quando alguém recebe uma crítica ou percebe-se em uma situação desconfortável, ou ainda, está com um problema aparentemente sem solução, esta prática permite alterar o foco, mudar a perspectiva, criar uma nova posição fazendo com que a pessoa perceba outras formas para lidar com a mesma questão.


Posições Perceptuais (Eu/Outro/Observador)

Quando usamos somente um ponto de vista, desenvolvemos "pontos cegos" em nossos mapas da realidade e, para enxergarmos mais em nosso mundo precisamos "mudar de posição". Isso significa ver realidades e situações "calçando seus próprios sapatos, os sapatos do outro e ainda, os sapatos de uma terceira pessoa observadora externa"
O objetivo das Posições Perceptuais é poder mover-se livremente entre as três posições para observar as diferenças como cada um vê a questão, sob perspectivas diferentes e realidades próprias. Esta visão dará ao Gerente de Projetos mais possibilidades para suas escolhas.
Observação: Esta técnica também poderá ser utilizada para harmonizar relacionamentos e resolução de conflitos entre membros da equipe de projeto.

CONTINUA NA PARTE 4 FINAL



Resumos Relacionados


- A Gerencia Do Pensamento - Parte 4 Final

- A Gerencia Do Pensamento - Parte 2

- A Gerencia Intuitiva - Parte 2

- O Gerente De Projetos Na Empresa

- Definição De Liderança



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