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A Gerencia do Pensamento - Parte 4 final
(Abraao Dahis)

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Alinhamento de Níveis Neurológicos (Escada)
Há uma hierarquia natural de classificação (degraus) para as nossas estruturas mentais de aprendizagem, mudança, linguagem e sistemas perceptuais. A função de cada nível é organizar e controlar a informação do nível imediatamente abaixo. Portanto, uma mudança em um nível mais alto necessariamente acarretará mudanças nos níveis mais baixos. O nível mais baixo pode, mas não necessariamente, efetuar mudanças nos níveis acima.


Gerador de Novos Comportamentos

"Você se torna aquilo que pensa!".
Este é o pressuposto da técnica que tem como objetivo criar uma "Ponte ao Futuro" e fazer com que o Gerente de Projetos e sua equipe, possam imaginar-se tendo alcançado plenamente seu objetivo, como se estivessem vendo um filme de si mesmos, ouvindo suas próprias vozes e levantando assim, as estratégias que utilizaram para alcançar, com pleno sucesso, as metas desejadas.


Meta ESPERTA

Esta técnica tem por objetivo definir as metas de um Projeto, baseando-se na análise de temas altamente pertinentes, compostos pelas letras da palavra ESPERTA: E de Específica, (o que você vê, sente e ouve em relação a sua meta), S de Sistêmica, (valores pessoais coerentes com sua meta), P de Positiva, (meta assertiva), E de Evidência, (o que vou estar vendo quando atingi-la), R de Recursos, (coragem, motivação, dinheiro...), T de Tamanho, (meta alcançável) e A de Alternativas, (criar opções).


SWOT Grade de Metas e Ponto de Alavancagem

SWOT é formada pelas iniciais das palavras em inglês, Strengths (fortalezas) - são os pontos fortes; Weaknesses (fraquesas) - são os pontos a melhorar; Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). O objetivo é formar uma Grade de Metas baseada nestes quatro fatores e pelos resultados das possíveis combinações entre eles, encontrar o "Ponto de Alavancagem" que a princípio seria considerado como marco ideal para se trabalhar o foco necessário a se atingir a meta desejada. O Ponto de Alavancagem é aquele onde um pequeno esforço é capaz de produzir grandes resultados.

Listo abaixo as habilidades consideradas principais em um gerente de projetos e, acrescento no final, mais uma que passo agora a considerar totalmente pertinente.


Liderança: Estabelecer direção, alinhar diretrizes, motivar equipe, inspirar colaboradores.


Negociação: Discutir com outros para se chegar a um acordo ou termo comum diretamente ou com a assistência de uma arbitragem ou mediador e ainda, observar questões envolvidas nas negociações tais como: objetivo e/ou mudanças do escopo, custo e programação, termos e condições contratuais, designações e recursos.


Resolução de problemas: Primeiramente deve-se definir o problema e para tal necessita-se distinguir sintonia e causa, em segundo lugar é preciso "tomar a decisão" através da análise, identificação de soluções, escolha e implementação da(s) mesma(s).


Influência na organização: Básicamente é, de maneira clara e coloquial: "conseguir que as coisas sejam feitas". É entender os mecanismos de poder e política, influenciar comportamentos, mudar o curso dos eventos, sobrepujar resistências e fazer com que as pessoas façam o que não faziam normalmente.


Comunicação: Através da PNL Programação Neurolinguística o Gerente de Projetos deverá ser capaz de, utilizando as técnicas apresentadas, identificar os sistemas representacionais de pensamento, comportamentos, capacidades, crenças e valores de todos os stakeholders e, com isso, por meio da linguagem e mudanças de estado adequadas, fazer com que crenças limitantes tenham sua influência reduzida ou substituída e as ações positivas sejam potencializadas ao máximo, conduzindo todos à visualização das metas projetadas como realizadas com sucesso.


"Não adianta falar inglês com alguém que pensa em chinês, pois a comunicação ideal é feita em um mesmo nível de compreensão ea PNL é o caminho que leva a este nivelamento".
A.Dahis, arquiteto e pós-graduando em Gerenciamento de Projetos – SEGRAC/UFRJ
7. Conclusão
O modelo atual do Guia PMBoK - A Guide of the Project Management Body of Knowledge é, na minha opinião, burocrático. Imagino que ele foi elaborado por técnicos, engenheiros, matemáticos, economistas, administradores, contadores, e mais uma infinidade de especialistas em ciências exatas pois é um ferramental cartesiano, numérico e documental.
Apesar de minhas reservas com relação à praticidade diária na utilização de todos os 44 processos pertinentes, faço menção por meio deste, a uma visão mais humana, holística e comportamental, que acredito, quando interponho minha experiência de vida, poder tornar tais processos como um todo e alguns em particular, mais ajustados aos meus conceitos pessoais e profissionais de pensamentos, atitudes, capacidades, crenças, identidade e missão.
Nos dias de hoje faz-se necessária uma maior flexibilidade para que os profissionais gerentes de projetos, além de todos os processos disponíveis, possam também recorrer a esta importante ferramenta, dando-lhes maior assertividade e confiança em atingir as metas propostas.
A Programação Neurolinguística é está ao alcance de todos os seres humanos, independente de sua posição social, econômica ou filosófica, e deveria ser usada não só como mais uma ferramenta para auxiliar os Gerentes, mas para todos que buscam o sucesso pretendido em seus projetos de vida.
Essa flexibilidade deve ser tal, a ponto de alterar suas posturas como seres humanos, pois, como considerou Jean-Paul Sartre, filósofo francês, (1905-1980): "O homem é aquilo que imagina ser" e, Anton Pavlovich Chekhov, escritor russo, (1860-1904) nos completou dizendo: "O homem é aquilo que acredita ser", qualquer um em geral e, o Gerente de Projetos em particular, pode transformar o que imagina e acredita, transformando também o que os outros imaginam e acreditam. Sonhos em realidade, projetos idealizados em obras concluídas.

FIM



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