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A Gazeta
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PROMESSAS E MENTIRAS A carga tributária no Brasil não é apenas a maior entre todos os países em desenvolvimento, é também mais confusa e irracional. São mais de sessenta os imposto,as taxas e as "contribuições"cobrados atualmente, um mar de siglas que leva a loucura empresas e cidadãos- icms, iptu, cofins, cpmf, cide, iss e outras mais. Ainda tema burocracia tributária, que é, ao mesmo tempo, macrocéfala e mentecapta, e que atua como se fosse uma finalidade em sí mesma, é regida por mais de 3,2 mil normas, entre leis e regulamento que estão em vigor. Todos os dias ao bel-prazer do governo, em média 55 dessas normas sofrem alterações.Cada contribuinte brasileiro paga tributos sobre renda, consumo e patrimonio que devoram, em média 35,2% do seu rendimento, ou o equivalente à 129 dias de trabalho por ano; Em outros países emergentes como o Brasil, a carga fica em torno de 22%. Para se manter em dia com o fisco, uma empresa precisa cumprir quase uma centena de obrigações, e gastar 1,5% do seu faturamento para lidar com essa barafunda; E o governo ainda se admira com o alto número de empresas queestão na informalidade.Dirigentes de entidades de representação empresarial no país estão cansados de serem convidados à reuniões com o governo para discutir uma proposta de reforma tributária sem que nada ocorra depois, e, continuamos em um país à deriva, cujo aumento do PIB no atual governo, tem empatado com o mísero e destroçado Haiti porém a carga tributária ombreia com a dos mais ricos países do planeta e, no entanto oferece um retorno humilhante `a população em matéria de serviços públicos. Com tudo isso pela "cauda"ainda tem-se as nomeações do compadrio político e partidário, que consome a parte do leão, e com boa parte também escorrendo pelo ralo do desperdício ou desaparecendo no bolso dos corruptos que tomaram a administração pública. E vai se empurrando para algum dia a reforma tributária que a cada reunião se tem mais certeza de ser mais uma "conversa prá boi dormir", num governo cujo compromisso com a verdade e a coerencia parece ser tão escorregadio como a pista principal do aeroporto de Congonhas.



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