Avaliação III - Instrumento de Medida ou de Resultados?
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- É preciso que seja criada uma nova mentalidade em toda a comunidade educativa, no sentido de se obter dos alunos, dos colegas, educadores, dos pais e da sociedade em geral subsídios para o aprimoramento constante da aprendizagem.
A avaliação é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes do processo ensino-aprendizagem. Ela começa na preparação das grades curriculares, passando pelo planejamento, execução e conclusão do processo.
Uma avaliação consciente, focada nos objetivos gerais da educação, deve começar com a indignação dos professores, ao se sentirem incomodados com os resultados esperados, ou seja, o corpo docente, bem como toda a direção da escola, devem se imbuir do princípio de que a avaliar é um ato constante de planejar para fazer melhor. Não se pode mais conceber a avaliação apenas como um fator de medida, uma vez que, sua dimensão tem uma abrangência linear em todo o processo, não podendo em hipótese alguma os educadores abandonar os vários parâmetros analíticos, capaz de contribuir para o desenvolvimento científico do ensino, sem perder suas particularidades como instrumento mediador da capacidade intelectual dos alunos.
Como vimos, é muito difícil extrairmos uma definição de avaliação. As definições até o momento definidas pelos principais educadores dão uma idéia clara da universalidade do conceito da avaliação, mas, de uma forma geral, todas as definições partem do principio de que a avaliação deve buscar uma solução futura, isto é, seu campo de ação é tão vasto que as conseqüências técnico-científicas, são incomensuráveis, considerando principalmente, que são ainda inimagináveis os resultados a alcançar.
Não podemos utilizar a avaliação como um recurso par a medir o nível de aprendizado dos alunos? Claro que sim! Entretanto, como diz Luckesi, alem do planejamento, o professor deve utilizar a intencionalidade, ou seja, é preciso reconhecer todo o envolvimento do aluno no sentido de desenvolver e perseguir os resultados planejados, quais sejam o melhor aproveitamento escolar possível.
Daí é muito importante o acompanhamento sistemático do professor, contribuindo com o aluno através de estímulos e confiança, de tal forma a motivá-lo cada vez mais. Isso, entretanto, não se obtém apenas penalizando quando este aufere resultado insatisfatório. Ao contrário, quando isso ocorrer, deverá o professor avaliar a situação do aluno, com um acompanhamento mais próximo, possibilitando o discente recuperar os conteúdos perdidos ao longo do processo.
O planejamento é um estado de espírito, daí que, devem os profissionais do corpo docente se qualificar cada vez mais no desenvolvimento da avaliação, procurando contribuir sempre, ou cada vez mais e melhor com o agrupamento dos alunos de sua equipe, o que fará que, individualmente, e em grupo, todos obtenham resultados mis significativos. A educação não pode ser simplesmente uma fonte de medição do conhecimento, mas precisa antes de tudo, ser o canal propulsor, a engrenagem para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Todos esses fatores e outros também relevantes deverão ser objeto de um bom planejamento, da execução de um plano adequado que atenda os interesses da comunidade, visando o atendimento dos anseios sociais e culturais da sociedade. E não podemos esquecer que ao longo do processo, precisamos estar muito atentos, avaliando individualmente ou em grupo, sem, entretanto abandonar os princípios básicos que fundamentam uma boa avaliação, que busque constantemente a obtenção dos resultados programados. Estes como sabemos, devem espelhar muito mais que uma nota, um determinado nível de conhecimento medido, devem na realidade mostrar aquilo que se planejou , e, ao longo do tempo, ou processo, foi perseguido com perseverança e dedicação por professores e alunos – o resultado.
A nota é um instrumento da avaliação, com a qual medimos um dos fatores importantes do processo. Entretanto, o professor não poderá se limitar a este resultado apenas, parauma tomada de decisão relativamente ao conteúdo de conhecimento adquirido, uma vez que o processo avaliativo, como já foi dito, tem uma abrangência muito grande. Alguns autores são enfáticos, ao dizer que, não há uma forma definitiva para se definir avaliação, e que a maioria das definições até agora conhecidas são construtos mentais, cuja correspondência com alguma realidade não é importante.
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