www.palabracomunicacao.com.br
()
Érica Dourado é jornalista e publicitária, sócia-proprietária da Palabra Comunicação Integrada
Serviços de comunicação: um tiro no pé ou no alvo certo?
Quantas vezes você pensa em investir em propaganda ou assessoria de imprensa acreditando que basta enviar material para a mídia e tudo será revertido em lucro ou credibilidade? Durante minha carreira como comunicóloga, encontrei muitos clientes desiludidos. Alguns acabaram por gastar até o que não tinham na esperança de retorno rápido. Outros, continuam tão desconfiados que não contratam mais serviços na área e, quando desejam, querem um valor bem abaixo da realidade, muitas vezes impraticável.
No final das contas, agências sérias acabam por pagar um preço alto por conta da falta de conhecimento ou mesmo da profissionalização de muitas pessoas que se dizem do ramo. Agências e profissionais de qualidade muitas vezes me relataram que a negociação, com esses clientes, sempre é marcada por desconfianças e o valor do serviço é comumente contestado, afinal ninguém quer pagar por um serviço com o qual já se teve uma péssima experiência.
Tanto o cliente quanto as agências precisam ter cuidado. O cliente deve ficar atento às falsas promessas, aos produtos oferecidos e sua funcionalidade, ao portfólio da agência. Deve também checar se a empresa é idônea, se existe de fato e se seus profissionais têm a formação necessária para realizar os trabalhos.
Por sua vez, os prestadores de serviços em comunicação devem prestar todos os esclarecimentos sobre os produtos ofertados, assim como deixar claro o valor do serviço e o que ele engloba, como reportagem, redação, revisão, editoração, fotografia. .., e sempre lembrar que tudo deve ser devidamente registrado em contrato, seja o serviço realizado por agências ou por autônomo.
Como vimos, é possível levar um tiro no pé, mas acertar o alvo também é bem mais simples do que se pensa. Com um olhar observador e com a checagem de fatos sobre a agência ou prestador de serviços, é possível perceber se estamos diante de um serviço especializado que desenvolve, com planejamento, bons e possíveis produtos que atendam, de fato, às necessidades do cliente a um custo acessível e com perspectivas reais de bons resultados. Até em olimpíadas, acertar no alvo é para profissionais. Não seria diferente em comunicação.
Caso
“Certa vez, em visita a um possível cliente na área de segurança pública, fiquei sabendo do seu extremo descontentamento devido ter pago um valor alto para criação de um site e ele não conseguir colocar no ar e a pessoa que elaborou não dar qualquer assistência, ficando o site inutilizado. Ele contou que jamais ia desconfiar que o site nem funcionaria pelo simples fato da pessoa que o fez ser muito conhecida na mídia. Ele achou que bastava ser conhecida para fazer um bom trabalho. Conclusão: pagou muito, não teve o site, desconfia de qualquer pessoa que chega lá para apresentar trabalho na área e perde a chance de ter resultados positivos com o auxílio de uma comunicação integrada”.
Resumos Relacionados
- A Agência De Detetive
- Definição De Valor Para O Cliente
- A Agência De Detetive Particular
- A Abe Mind Realiza Campanhas Focadas Nos Seus Objetivos
- Abe Mind, A Agência Que Transforma Seus Sonhos Em Bons Resultados
|
|