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O problema é o gerenciamento da qualidade nas empresas
(Elías Nova Nova)

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Com a virada do século ficou claro que não somente a competitividade vem da produtividade das empresas, mas de outros fatores internos e externos das empresas. Os empresários do novo século estão mais cientes que a competitividade, no mercado de produtos e serviços substitutos, está cada dia fazendo fechar mais e mais portas para empresas que não tenham voltado seus olhos para a qualidade total do seu agir.
Falta de garantia
O conceito de “Garantia” está associado ao risco potencial de não-qualidade. Em outras palavras, um produto ou serviço tem garantia de qualidade quando seu fornecedor estabelece um processo para o fornecimento deste produto de tal forma que a probabilidade de falhas no produto seja nula.
Um Sistema de Garantia da Qualidade é um conjunto planejado de atividades, que se adiciona ao processo natural de fornecimento de um produto ou serviço, com o objetivo de reduzir o risco de falhas.
Os Sistemas de Garantia da Qualidade foram inicialmente desenvolvidos a partir de exigência explícita de clientes em determinados segmentos de mercado. Esses segmentos de mercado se caracterizavam pelo fato de que o custo provocado pela não-qualidade do material recebido por esses clientes era muitas vezes superior ao preço do material adquirido.
Falta de cultura de melhoria constante
Uma das coisas que mais me chama a atenção dentro da cultura organizacional, e que Barbalho (1996) define, com bastante propriedade, é que a gestão pela qualidade é um “[...] processo educacional que extravasa as fronteiras das organizações, em que o primeiro passo é desenvolverem meios e métodos para conquistar e conservar o cliente”. Pois considero que nada é alcançado sem uma devida preparação já seja física ou mental onde os conteúdos ou resultados possam encontrar um alicerce seguro.
Acredito que a garantia dos processos esteja no interesse pelo esforço constante e no empenho que as pessoas colocam para realizar uma melhoria constante em tudo o que fazem. Portanto a garantia não está na tecnologia, ela pode ajudar, mas não garante 100% do processo, mas nas pessoas que gerenciam essas tecnologias e esses processos. São as pessoas que podem garantir 100% nas empresas produtos ou serviço com qualidade total.
Como criar uma cultura de melhoria constante
É muito importante fazer reuniões periódicas com a equipe envolvida no processo; pedir opiniões, incentivar argumentações e tirar proveito das experiências individuais no assunto. Isto ajuda a determinar se os problemas são provenientes da tecnologia ou do processo operacional. Este é o primeiro passo para aperfeiçoar tanto o processo, quanto a qualidade das ferramentas usadas.
Depois de algum tempo e baseados na experiência adquirida com a implementação deste método, é importante fixar metas. Por exemplo; 50% dos produtos ou serviços estão em conformidade com os critérios que foram estabelecidos pelo cliente. Quando esta meta for atingida pode se estabelecer nova meta em 60% e assim por diante. Para decidir, testar ou alcançar, estabelecer uma meta racional e pequena; este método preconiza progressos e melhorias em escala contínua e acessível.
Como envolver as pessoas nos processos de melhoria constante
Para tornar o projeto um verdadeiro sucesso, deve-se integrar à equipe de trabalho cada pessoa que faça parte do processo. O entendimento das ferramentas utilizadas neste método que esta sendo desenvolvido ajudará a identificar de onde estão vindo os problemas surgidos — é um problema criado pela ferramenta ou pela pessoa que usa a ferramenta? Quando a ferramenta gera os erros, será de grande ajuda fazer os comentários e negociar com os criadores da ferramenta a melhoria do seu equipamento. Isto é particularmente verdadeiro no contexto de uma grande empresa, onde há uma razoável quantidade de pessoas; esta é a forma mais inteligente de se assegurar que as melhorias poderão ser realizadas.
Como recompensar a melhoria constante
Mostrando os progressos alcançados, finalmente será recompensado o trabalho das pessoas envolvidas neste esforço. Pouco a pouco irá se adquirindo experiência que será benéfica para a empresa. Paralelamente ao trabalho de revisão, anotar tudo o que foi realizado e publique. Isto se constituirá em um manual atualizado sobre a qualidade do produto ou serviço.
Publicar as melhorias, se não para o público em geral, pelo menos para a equipe. Isto mostrará os progressos alcançados e motivará cada um a continuar. Se já estão identificados os problemas existentes no processo, a tendência é só de melhorias daqui para frente.
Para manter a qualidade do produto ou serviço devem-se recompensar os bons autores internos e ajudar aqueles com maiores dificuldades. Não haverá sucesso se os usuários não usufruírem dos benefícios trazidos pelo método escolhido. Convidar e motivar o pessoal a reportar problemas encontrados com o processo ou as ferramentas trará melhorias para toda a empresa.
Acho muito importante colocar nas cabeças dos funcionários que é importante estarem abertos para as mudanças, sem se preocuparem com o desconhecido que sempre gera insegurança. Se todo mundo estiver preocupado em aprender novos jeitos de realizar o seu trabalho, tenho certeza que a melhoria constante será uma conseqüência do agir humano.
Elías Nova Nova
Pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas para Negócios
Pós-graduado em Consultoria Empresarial
e-mail: [email protected]



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