As 7 Maravilhas da Antiguidade; Mausoléu de Halicarnasso
(Luís Henrique Tamura)
A expansão persa que incluiu a Mesopotâmia, Norte da Índia, Síria, Egito e Ásia Menor, não permitia o controle efetivo de todo seu império sem o auxílio inevitável de governantes locais e a necessária assimilação de suas leis, entre elas os Sapatrias. Tal como as províncias persas do extremo oriental de seu domínio, algumas localidades tornaram-se praticamente autônomas. Entre elas uma foi alterada em sua capital por Mausolo, rei de Cária que ordenou a moção para Halicarnasso.
Cária era um reino que incorporava diversas cidades gregas ao longo do mar Egeu e montanhas do interior que atualmente compõem a Turquia, na Ásia Menor. A cidade vivenciou progresso expressivo durante o reinado de Mausolo entre 370 e 353 a.C., com a construção de edificações públicas e principalmente uma extensa muralha que tinha a finalidade de proteger contra invasores e ataques inimigos.
Mausolo viveu casado com sua irmã Artemísa, tratava-se de uma prática comum na antiguidade que visava preservar os dons genéticos evitando a miscigenação e conseqüente perda de suas características principalmente a perda de sua cultura por influência externa (prática comum no Egito, por exemplo).
Após a sua morte, a rainha contratou arquitetos gregos para a edificação de um monumento suntuoso sobre os restos mortais de seu esposo. Ela não viveu para ver a obra terminada em 350 a.C., um ano após sua morte. O romano Plínio descreveu o edifício como um suntuoso monumento que tinha perto de 50 metros de altura e era sustentado por 36 colunas em uma base quadriculada, acima desta base se iniciava uma estrutura piramidal com 24 degraus e no seu topo havia uma carruagem puxada por quatro cavalos.
A base era de mármore e bronze, com revestimento e acabamentos em ouro, a carruagem também era de mármore e possuía diversas esculturas e estátuas em seu interior representando cenas da mitologia grega, entre elas estava a estátua de Mausolo e Artemísa. Ocupava uma área superior a 1.200 metros quadrados.
A importância e influência desta atitude em veneração e homenagem a uma personalidade teve repercusões que permanecem até nossos dias, onde todo sepulcro suntuoso é tratado como "mausoléu". Sátiro e Pítio foram os arquitetos contratos para o projeto, que ainda contou com o trabalho de escultores como Briáxis, Leócares, Escopas e Timóteo, cada um esculpindo um lado do monumento. Sua finalização se concretizou em 350 a.C., três anos após a morte de Mausolo e um ano depois da morte de Artemisa. Sua área total era de 30 x 40 metros com altura de 46 metros, dividido interiormente em quatro níveis, possuía um terraço cercado por 36 colunas e as estátuas de Mausolo e Artemisa além de muitas figuras em relevo. No total, foram dez anos de trabalho e algo em torno de 30 mil homens trabalhando para a sua realização.
A câmara da sepultura e o sarcófago de caixão branco eram decorados em ouro e estavam localizados sobre o pódio e rodeado por 36 colunas de estilo jônico.Os degraus em forma de pódio tinham 20m, as colunas 12 m, a pirâmide 7 m e finalmente a carruagem no topo contava com mais 6 metros de altura. Muitos visitantes se impressionavam com a tumba, mais do que o tamanho do edifício erigido em homenagem à Mausolo. Sua proximidade com o Templo de Ártemis em Epheso não obscurecia a particularidade de sua beleza.
Alguns sustentavam alguma similaridade com as Grandes Pirâmides de Gizé, mas não podem ser comparados. Ele era um monumento gigantesco adornado com estátuas de cavalos e homens esculpidos em relevo que aproximavam muito da aparência realística com a melhor qualidade do mármore em seu tempo. Suas condições permaneceram boas por mais de mil e quinhentos anos, até que um forte terremoto em 1304 abalou sua estrutura prejudicando suas colunas e destelhando parte do monumento.
No séc. XV uma cruzada dos cavaleiros de São João da Malta invadiu a localidade e utilizou as pedras para a construção de um castelo compacto fortificado com grande parte das pedras do Mausoléu. Em 1522, todos os blocos do Mausoléu foram desmontados e utlizados na finalização do trabalho. Parte dos destroços permanecem no museu britânico na cidade de Londres e também em Bodrum na Turquia. Entre o que foi preservado, está a estátua de Mausolo com cerca de 4,5 metros de altura e permanece em Londres.Do restante dos destroços, muitas das pedras utilizadas na construção foram aproveitadas para edificar construções locais. O castelo permanece na cidade de Bodrum (Turquia), podendo conter as pedras polidas e blocos de mármore nas paredes de sua construção. Parte das esculturas foram conservadas e estão expostas no museu britânico de Londres. Entre os fragmentos, existem partes do próprio castelo registrando a batalha entre gregos e as Amazonas. Atualmente, tudo o que restou da imensa maravilha, foi a sua fundação que permanece no local até nossos dias.
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