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Avaliação: novos tempos, novas práticas
(Edmar Henrique Rabelo)

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A obra é baseada em pesquisa de campo. O autor faz uma reflexão séria sobre o problema da avaliação dentro do contexto dos novos tempos em que estamos vivendo e dentro de uma proposição atual do sentido de Educação. Fazendo a proposta de organização pedagógica, ele descreve o Centro Pedagógico-Escola Fundamental da UFMG, onde ela vem acontecendo. Ele agrupa em ítens as inovações que propõe: 1º: a implantação de quatro ciclos de formação humana; 2º: a organização do ensino por meio de projetos coletivos; e 3º: uma nova modalidade de avaliação dos processos de ensino e aprendizagem. O conteúdo da obra, extremamente valioso e bem trabalhado, é, em síntese, a apresentação e discussão de sua atual proposta de Organização Pedagógica. Ele propõe o desaparecimento da nota, como instrumento de avaliação, ou, pelo menos, enquanto concepção única da quantidade desprovida de qualidade. O embasamento teórico que faz do trabalho, como a explicação dos conceitos dentro da Gestalt, do Behaviorismo, do Empirismo, do Racionalismo, de Piaget, Vygotsky, Ausubel, Agnes Keller, enriquece profundamente a obra, tornando-a mais compreensível e atual.



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