O Poder do Conhecimento
(Andréa Dantas)
Existe um ditado onde diz que o saber não ocupa espaço!!!Será mesmo verdade? Na prática será mesmo assim?Quem poderá responder?Cada informação armazenada pelo nosso cérebro conduz à criação de mais algumas ligações entre os nossos neurónios. Mas, voltando à metáfora, ela tem toda a razão de existir.
No entanto o conhecimento tem um grande senão, quanto mais conhecimento se adquire sobre determinado tema maior é a nossa percepção do que ainda nos falta conhecer. É um paradigma que enquanto desconhecido nos deixa viver a nossa vida sossegadamente mas que depois de o descobrir se transforma num vírus em que o seu único objectivo é se multiplicar e obrigar o seu hospedeiro a adquirir cada vez mais e mais informação sobre o tema sobre o qual tomou conhecimento.
Serve esta abordagem para exemplificar o caminho percorrido por qualquer investidor/ especulador que se inicie nos mercados financeiros. Para começar consegue adquirir uns poucos conhecimentos do mercado através da leitura de alguns artigos ou livros que encontra, informação essa que não consegue assimilar na sua totalidade pela falta de conhecimentos de base e, perante essa perspectiva, parte do principio de que será fácil, ou pelo menos não difícil, conseguir ganhar dinheiro na compra e venda de acções ou outros activos financeiros. Com algum capital inicial passa à acção e, se tiver um relativo sucesso, essa convicção transforma-se numa certeza – afinal apenas é preciso comprar quando está barato e vender quando está caro, ou comprar caro e vender mais caro ainda (esta é a minha preferida, assim como da maioria dos analistas técnicos) até que um dia… em vez de ganhar passa a perder dinheiro porque entretanto o mercado sofreu uma mudança para a qual não estava preparado. E aí vem o seu primeiro erro; passa-se algo de errado com o mercado, e como o mercado está errado irá corrigir e dar-lhe novamente lucros baseados nos mesmos pressupostos que o fizeram ter lucros anteriormente. E esse trade vai continuar a perder dinheiro até que se aperceba que os princípios que o fizeram ganhar dinheiro no passado deixaram de ser validos.
Agora irá começar o segundo ciclo de obtenção de conhecimento sobre o mercado. E, por incrível que possa parecer, muita da informação que antes leu e lhe pareceu relevante e cheia de sentido agora já não lhe parece assim tão importante. Essa evolução que tem por base o conhecimento entretanto adquirido pela própria experiência pratica, vai determinar que procure novas maneiras e novos autores que lhe possam aprofundar os conhecimentos anteriormente adquiridos , e que até à pouco tempo lhe pareciam suficientes mas que agora se apercebe que existem algumas lacunas algures pelo meio.
Claro que esta nova informação agora assimilada, embora de maior e melhor qualidade, continua a ser condicionada pelos conhecimentos anteriores. Agora este ciclo irá completar-se e o “novo” investidor/especulador vai atacar novamente o mercado e iniciar os seus trades baseados nesse novo conhecimento. As entradas e saídas serão baseadas no novo projecto entretanto criado e pode mesmo mudar para um outro tipo de investimento e/ou para uma nova corretora que melhor se adapte à nova maneira de encarar o mercado.
Mas este novo trade tem uma enorme vantagem sobre o do primeiro ciclo, cresceu! Por isso mesmo este novo ciclo será mais curto que o anterior, pois ele mais facilmente chegará à conclusão de que se o mercado já não lhe está a dar os lucros que devia é porque ainda lhe falta algo e, rapidamente, passará ao novo ciclo de obtenção de conhecimento.
Cada novo ciclo terá necessariamente um tempo inferior ao anterior e um trader de sucesso é precisamente aquele que se consegue aperceber o mais cedo possível de que por muitos conhecimentos que possua, o mercado como um todo, constituído por milhões de mentes, irá sempre conseguir supera-lo e por isso mesmo baseia o seu sucesso, não na sua experiência anterior mas sim numa procura constante de se manter actualizado.
Como o mercado é dinâmico essa não pode ser uma procura isolada mas sim uma partilha de informação onde os fóruns ocupam o seu lugar privilegiado e onde um trade possa encarar uma opinião diferente da sua não como errada mas sim vista por uma perspectiva diferente da sua.
Todo o trade que assuma que o mercado pode cometer excessos, e que estes serão corrigidos, mas que no seu fundamental nunca se encontra errado pode crescer como investidor e como pessoa e vir a ter um sucesso continuado.
Resumos Relacionados
- Disciplina Na Negociação Em Bolsa
- Reflexão Sobre A Mecânica Do Mercado
- A Vida Própria Do Mercado
- Iniciantes No Forex
- É Complicado Ganhar Dinheiro Na Bolsa?
|
|