A mente e a raiva no desenvolvimento da criança
(Jneya Caitanya)
Primeira-Infância: A capacidade de confiar se desenvolve no primeiro ano de vida. Um bebê é totalmente desamparado, mas a natureza deu-lhe a capacidade de confiar totalmente. Quando o bebê está com fome e chora, ao invés de dar comida, se a mãe troca a fralda, a capacidade de confiar da criança começa a se corroer. Como bebê, todos nós juntamos certos graus de confiança e desconfiança através das nossas próprias experiências com o ambiente que nos cerca. E isso fica realmente com a pessoa pelo resto da vida. Assim nós encontramos algumas pessoas que são basicamente capazes de confiar e outras que não confiam. Infância: A criança primeiro aprende a gatinhar, a andar, a correr, a falar etc. Essas funções do corpo fazem com que ela se sinta independente. Mas os pais não permitem que se levantem, que corram e etc. Aí a criança começa a duvidar de sua própria capacidade, do que pode fazer e o que não pode. Mas se a criança, neste estágio, desenvolve confiança, ela se torna autoconfiante quando adulto. Se o desenvolvimento da criança for reprimido aqui, isso pode também levar a uma baixa auto-estima. Auto-estima é um valor que eu deposito em mim mesmo. É baseado na avaliação refletida. Uma avaliação através do espelho de outros. Eu sou inteligente, eu sou burro, eu sou deste jeito ou de outro. Assim é como eu avalio a mim mesmo. Eu me corrijo porque os outros me avaliam diferentemente. Nós estamos sempre dependendo do que os outros dizem sobre nós. Baixa auto-estima também pode surgir de ambiente muito cruel. E pode crescer através de padrões exigentes para nós mesmos. Eu sempre fico abaixo desses padrões, então, continuo me jogando ainda mais para baixo. Já existe aí uma deficiente opinião de mim mesmo que é reforçada por esta atitude. Isso resulta num mecanismo defeituoso de falta de motivação, como ficar deitado, gabar-se, exagerar e etc. Eu me torno crítico dos outros e assim o valor sobre mim mesmo cresce. Eu posso dar uma falsa atenção aos outros para assim conseguir a aceitação deles. Baixa auto-estima e desconfiança não são fáceis de se desfazerem. Quando alguém não está sendo favorável a mim, eu desconfio. Isso não tem nada a ver com a pessoa, mas com a minha experiência da pessoa. A criança não tem a capacidade de entender plenamente, mas como adulto tenho capacidade de entender. Eu posso me questionar e em caso de dúvida considerar o outro inocente. Se eu descubro o sentido real da confiança em ??vara, que é infalível, então irei realmente conduzir a minha vida e ?vara vai me proteger! Então, a partir daí, desconfianças ou preocupações não permanecerão. Tenho que desenvolver uma auto-estima saudável, livre de distorções. Se sinto que estou satisfeito com quem eu sou, sei o que estou fazendo, não preciso que outros venham me dizer, e reconheço os meus esforços, então eu conheço a mim mesmo. E esta é a auto-estima saudável. Adolescência: Neste estágio de vida, minhas concepções cristalizam-se. Eu desenvolvo a capacidade de olhar para os planos maiores. Cresço e me torno seguro de mim. Existe a capacidade de me abrir; se eu não me abro, me torno isolado. Nessa idade existe uma capacidade interativa. Meia Idade: A média de pessoas nesta fase está mais ou menos satisfeita. A pessoa satisfez suas necessidades. Então, quer retribuir. Ela se torna filantrópica. Mas também existe a crise da meia idade. As minhas capacidades começam a declinar e eu reconheço isso. Eu me torno ansioso em recuperá-las; viro minha atenção e prefiro falar do passado ao invés do futuro. Posso me vestir estranho, querer comprar uma motocicleta, querer me casar novamente etc. Tudo isso é um comportamento inapropriado. Então, vimos como adquirimos padrões impróprios de pensamento nos vários estágios da vida. Desfazer esses padrões e tornar a mente simples e cognitiva é crescimento. Para as mentes simples, o ensinamento de Vedanta funciona como fogo e a pessoa preenche o objetivo da vida humana.
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